|
30/06/2016
CINEMA E REFLEXÃO: ENCONTROS PARA VER E OUVIR MELHOR O MUNDO
29 de junho de 2016 | quarta-feira | 19h
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo
A obra exibida na sessão de 29 de junho foi Taxi Driver, do cineasta americano Martin Scorsese (1976). Para a Mesa de Reflexão foram especialmente convidados o advogado e militante dos Direitos Humanos Júlio Neves, atual Ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, e o também militante e historiador José Luiz Del Roio.
“Cinema e Reflexão: encontros para ver e ouvir melhor o mundo” consiste da exibição de uma obra cinematográfica seguida de mesa de reflexão com especialistas das mais variadas áreas do saber. Seu compromisso é reunir profissionais e estudantes das áreas de cinema, comunicação, saúde, humanidades e demais interessados em refletir, examinar e debater a condição humana, a vida, o envelhecimento, a terminalidade, a tolerância e a solidariedade.
Integra a programação permanente da Cinemateca Brasileira desde 2009 e é fruto de parceria estratégica da entidade com a OBORÉ Projetos Especiais com o intuito de refletir sobre o cinema enquanto recurso de ensino-aprendizagem, espaço de difusão, troca e ampliação de conhecimentos. O evento é gratuito, aberto ao público em geral e realizado mensalmente, na última quarta feira do mês, sempre às 19h.
Ao longo dos últimos sete anos, a atividade ( então chamada de Sessão Averroes) conquistou cerca de 2.000 frequentadores habituais e, ao entrar em sua 8ª temporada, propõe-se a abordar novas temáticas concentradas em três eixos: 1) Envelhecimento / Terminalidade; 2) Solidão / Solidariedade e 3) Intolerância / Guerras. Esta sessão de março conta com apoio institucional da Unifesp, do Hospital Premier, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e do Serviço Funerário do Município de São Paulo.
FICHA TÉCNICA
TAXI DRIVER
EUA, 1076. Direção: Martin Scorsese. Com Robert de Niro, Judie Foster, Harvey Keitel, Cybill Sheperd. Drama policial, 115 min, colorido | Exibição em DVD| Legendado em português.
Classificação indicativa: 14 anos
Trata da história de um jovem de 26 anos, veterano da Guerra do Vietnã, que trabalha como motorista de táxi em Nova Iorque. Aos poucos, retratos de violência miséria, vício, violência e prostituição que assiste na noite da cidade começam a influenciar e a desestabilizar seu comportamento. Citado por críticos, diretores de cinema e público em geral como um dos maiores filmes do cinema dos Estados Unidos, a obra é aclamada por sua performance forte e realismo gritante. Nomeado a quatro categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1976.
MESA DE REFLEXÃO
-
Júlio Neves, advogado e atual Ouvidor da Polícia do Estado de S. Paulo
-
José Luiz Del Roio, escritor, historiador e militante dos Direitos Humanos
-
Mediação: Sergio Gomes, jornalista
Trailer oficial do filme
https://www.youtube.com/watch?v=PQhQWubUnws
REALIZAÇÃO
Cinemateca Brasileira
OBORÉ Projetos Especiais
APOIO INSTITUCIONAL
Hospital Premier
Instituto Paliar
Academia Nacional de Cuidados Paliativos
Serviço Funerário do Município de São Paulo
Unifesp
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 | próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br
CALENDÁRIO das próximas sessões
Julho – 27,quarta
Agosto - 17, quarta
|
|