|
09/12/2015
A sessão solene de entrega da Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, reuniu na sexta-feira, 27 de novembro, centenas de amigos, profissionais da comunicação, estudantes e familiares do homenageado. A cerimônia ocorreu no plenário 1º de Maio da Câmara Municipal e foi iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB).
A mesa oficial dos trabalhos reuniu, além do vereador proponente e homenageado, representantes de diferentes momentos de vida e núcleos de atuação do jornalista, como a cartunista Laerte Coutinho representando os amigos; a jornalista e escritora Diléa Frate representando sua passagem pela ECA; João Guilherme Vargas Neto representando o PCB e sua militância política; Celso Napolitano representando sua atuação no movimento sindical; Manuel Chaparro representando os colegas professores e o Projeto Repórter do Futuro; Audálio Dantas representando sua trajetória profissional no Jornalismo; o jornalista e editor Jorge Cláudio Ribeiro, representando a sua ligação e amizade com o Cardeal D. Paulo Evaristo Arns e a ala progressista da Igreja Católica, o produtor cultural e jornalista Oswaldo Luiz Colibri Vitta representando sua atuação na criaçaõ do movimento de fundação do Clube do Choro de São Paulo, na década de 70/80, e também o administrador hospitalar Sergio Malta Decort, representando o tempo de ginásio na IEEPAC – Instituto Estadual de Educação Professor Alberto Conte, e sua mãe, Adelaide da Conceição Gomes Bidarra, representante da família.
Sergio Gomes é formado em Jornalismo pela ECA/USP, em 1973, onde também lecionou Jornalismo Sindical, Comunitário e Popular entre 1986 e 1992. Militou no PCB (Partido Comunista Brasileiro) e no movimento estudantil, chegando a ser preso pelo regime militar em 1975. Em 1978, fundou, com um grupo de jornalistas e artistas, a OBORÉ Editorial. Ainda hoje atua na OBORÉ com projetos de comunicação, cursos de formação e complementação universitária para estudantes de jornalismo e consultoria de análise e planejamento de comunicação para políticas públicas e sociais.
“Sou paulistano, nunca morei em outra cidade que não essa. A vida me deu a sorte de conhecer uma parte das melhores pessoas dessa cidade que tinha o propósito de fazer com que ela fosse democrática, justa, uma bela cidade. A minha geração, inclusive na luta contra a ditadura, teve esse desafio de tentar vencer e fazer essa cidade um pouco melhor”, declarou o homenageado, muito emocionado.
|
|