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                    06/12/2015 
                         
                        
                        
                         
Projeto Repórter do Futuro 
II Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos 
 
 
No total, 436 estudantes universitários de 19 estados brasileiros se inscreveram para o módulo. Os candidatos representaram 22 cursos de 98 faculdades em todo o País. As inscrições ficaram abertas durante todo o mês de setembro. No dia 3 de outubro, em encontro realizado no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, cerca de 70 jovens se submeteram a um teste de seleção para concorrer a uma das 20 vagas do módulo. 
  
Antes da prova, os alunos participaram de uma aula magna com Jessica Carvalho Morris, diretora-Executiva da Conectas, sobre o papel do jornalista hoje na cobertura de direitos humanos. 
  
“O artigo 9 do Código de Ética dos jornalistas brasileiros aponta que é dever desta profissão defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Então, todo repórter precisa saber quais são estes direitos para denunciar caso estejam sendo violados”, explicou Morris, durante a palestra. 
  
Os vinte selecionados participaram de palestras e entrevistas coletivas com especialistas ao longo dos meses de outubro e novembro de 2015. O curso alia a prática reflexiva da cobertura jornalística com o conhecimento teórico de temas de direitos humanos. 
 
Promovido pela Conectas em parceria com OBORÉ, Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e Sinpro-SP - Sindicato dos Professores de São Paulo, o curso é um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro  que, neste  ano, contou com a coordenação pedagógica do jornalista João Paulo Charleaux e colaboração de Guilherme Alpendre, diretor executivo da Abraji.  
 
Conteúdo 
 
Como é a realidade das prisões brasileiras? Qual a importância das Nações Unidas e da OEA (Organização dos Estados Americanos) para os direitos humanos e como o Estado brasileiro reage a denúncias de violações nestes órgãos? Qual o tamanho do fluxo de migrantes e refugiados no Brasil e como são as leis que os regulam?  Por que os medicamentos essenciais para a saúde são tão caros? E, sobretudo, qual o papel do jornalismo nisso tudo? 
 
Metodologia 
 
Os encontros, sempre aos sábados, cumprem a seguinte rotina:  30 minutos de reunião de pauta entre os alunos e o coordenador pedagógico; uma hora de palestra com os especialistas, seguida de uma hora de entrevista coletiva; e, por fim, 30 minutos para um balanço sobre a dinâmica do dia, novamente entre o coordenador e os estudantes. Na sequência, os alunos devem redigir um texto noticioso sobre o tema do encontro. 
 
São oferecidos, ainda, atendimentos semanais individuais com jornalistas e professores com o objetivo de prestar orientação textual e jornalística personalizada. Também é possível avaliar, durante essas monitorias, as qualidades a serem potencializadas e problemas a serem trabalhados por cada aluno em suas produções.  
 
Pacto de reembolsa 
 
Para medir o empenho real de cada participante, o projeto trabalha com o método da “Reembolsa”: os alunos pagam o valor de um salário mínimo no momento da matrícula, mas recebem o dinheiro de volta ao final do curso se: 1) participarem de todos os encontros; 2) participarem de ao menos um atendimento individual; 3) produzirem todas as matérias semanais na sequência de cada encontro; 4) Publicar ao menos uma matéria relacionada ao tema em qualquer veículo de comunicação que possua um editor responsável.  
 
A metodologia do Projeto Repórter do Futuro é resultado de uma experiência de mais de 20 anos na realização de cursos de complementação universitária. 
  
SAIBA MAIS 
 
Quem participou  
 
	- 
		Beatriz Atihe de Oliveira | Cásper Líbero - Jornalismo
 
	- 
		Bianca Gomes de Carvalho | ESPM - Jornalismo
 
	- 
		Felipe Minoru Sakamoto | Cásper Líbero - Jornalismo
 
	- 
		Gabriela Beraldo Rodriguez| ESPM - Jornalismo
 
	- 
		Gabriella Fernandes Costa e Silva | IRI/USP – Relações Internacionais
 
	- 
		Gabriely Souza de Araujo | ECA/USP - Jornalismo
 
	- 
		Isabella Moreira de Avelar Alchorne | PUC-SP - Direito
 
	- 
		Karina Balan Julio | IA/UNICAMP - Midialogia
 
	- 
		Leonardo Capucci Manffré | FAAC/UNESP - Jornalismo
 
	- 
		Letícia Alves Bueno Pereira | FD/USP - Direito
 
	- 
		Luan Ernesto Duarte | UniFIAAM-FAAM - Jornalismo
 
	- 
		Lucas Arantes Barbieri | IRI/USP – Relações Internacionais
 
	- 
		Maria Claudia F. Barbaresco | EPPEN/UNIFESP – Relações Internacionais
 
	- 
		Martin Egon Maitino | IRI/USP – Relações Internacionais
 
	- 
		Pamela de Lima Vespoli | Cásper Líbero - Jornalismo
 
	- 
		Philippe de Campos Thiers Watanabe | IA/UNICAMP - Midialogia
 
	- 
		Sara Baptista Martins | ECA/USP - Jornalismo
 
	- 
		Suzana Corrêa Petropouleas | IE/UNICAMP - Economia
 
	- 
		Tiago Aguiar Franco de Oliveira | ECA/USP - Jornalismo
 
	- 
		Victor de Barros Labaki Agostinho | PUC-SP - Jornalismo
 
 
  
Como foi a programação  
 
 
17/10 | 9h às 14h 
Jornalismo como bem público 
Manuel Carlos Chaparro, jornalista (quatro vezes vencedor do Prêmio Esso), professor aposentado e um dos responsáveis pelas Novas Diretrizes Curriculares do Curso de Jornalismo 
 
24/10 | 9h às 14h 
Qual o papel do Brasil na ONU e na OEA? 
Laura Waisbish, assessora de Política Externa da Conectas 
 
7/11 | 9h às 14h 
Raio-x do sistema prisional brasileiro: uma fonte inesgotável de violações e de pautas 
Rafael Custódio, coordenador de Justiça da Conectas 
  
14/11 | 9h às 13h 
Migrações e refúgio no Brasil 
Camila Asano, coordenadora de Política Externa da Conectas 
 
14/11 | 14h às 17h 
Metodologias de estudo 
Ausonia Donato, educadora especializada em psicologia da educação 
Local: Intercom - Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2050 - São Paulo/SP  
 
28/11 | 9h às 14h 
Propriedade intelectual e acesso a medicamentos 
Marcela Vieira, coordenadora do GTPI (Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual) 
 
5/12 | 9h às 13h 
Encerramento 
 
MAIS INFORMAÇÕES: 
OBORÉ PROJETOS ESPECIAIS 
reporterdofuturo@obore.com 
11 2847.4567 
 
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