Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Entrega do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos acontece em 20 de outubro

  19/10/2015

Entrega do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos acontece em 20 de outubro

O evento será realizado no Teatro TUCA, em São Paulo, e contará com cerimônia especial em memória aos 40 anos da morte de Vlado
 
Nesta terça-feira, 20 de outubro, será realizada a cerimônia de entrega do 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. O evento acontece às 20h, no Teatro da Universidade Católica, em São Paulo, e será aberto ao público, valendo como aula magna para alunos de Comunicação mediante acordo com os professores. Neste ano, a cerimônia será especial, pois marca os 40 anos da morte do jornalista Vladimir Herzog, assassinado por agentes da ditadura militar.

Esta edição contou com o maior número de inscritos dos últimos dez anos, com temas que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos. Foram 612 trabalhos, que competiram em oito categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentários de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet.

Os grandes homenageados da noite serão os jornalistas Mino Carta, Mauro Santayana, Daniel Herz (in memoriam) e Eduardo Galeano (in memoriam), por suas contribuições ao jornalismo brasileiro e da América Latina. Desde 2009, a Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog indica personalidades para serem agraciadas com o Prêmio Especial por relevantes serviços prestados às causas da democracia, paz, justiça e contra a guerra.

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Vladimir Herzog, um dos três grupos de estudantes declarados vencedores do 7º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão será contemplado com uma viagem de estudos internacional.

Criado pelo Instituto Vladimir Herzog para estimular o processo jornalístico entre futuros profissionais, o Prêmio Jovem Jornalista contou com a inscrição de mais de 200 estudantes de 17 estados do Brasil. Os trabalhos abordaram o tema “Desafios da Liberdade de Expressão no Cenário dos Direitos Humanos: Retratos no Brasil de Hoje”.

Roda de Conversa

Na manhã de 20 de outubro, das 9h às 13h, acontece a 4ª Roda de Conversa com os vencedores da 37ª edição do Prêmio Vladimir Herzog com organização da OBORÉ,  Instituto Vladimir Herzog,  Conectas Direitos Humanos e Federação dos Professores do Estado de São Paulo – FEPESP.

O encontro será realizado no Tucarena (ao lado do TUCA) e transmitido pela internet, ao vivo, por meio do link www.tvpuc.com.br. Para que o material esteja acessível a um maior número de pessoas, constituiu-se um pool de cobertura e transmissão com cerca de 20 entidades, veículos e emissoras públicas*.

O evento gratuito é voltado especialmente para alunos dos cursos de comunicação e tem o propósito de compartilhar conhecimento sobre os métodos e técnicas de algumas das reportagens mais importantes da imprensa brasileira, desde a elaboração das pautas até a apuração, fontes e entrevistas.

A coordenação da Roda de Conversa é do jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, coordenador do Projeto Repórter do Futuro e conselheiro do Instituto Vladimir Herzog.  A produção é de Aldo Quiroga, professor  e repórter /apresentador da TV Cultura de São Paulo,  e Ricardo Matias, coordenador da TV PUC. Neste ano, a mediação é dos professores e jornalistas Angelina Nunes (Abraji / ESPM- RJ) e Paulo Oliveira (A Tarde/Salvador).
 
Sobre o Prêmio  Vladimir Herzog

Criado em 1978, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos foi uma iniciativa da família Herzog, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Comitê Brasileiro de Anistia, Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Movimentos de Anistia, FENAJ-Federação Nacional de Jornalistas e Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo. Seu intuito é reconhecer e premiar anualmente jornalistas que, por meio de seu trabalho, contribuem para a promoção dos direitos humanos, cidadania e democracia, homenageando personalidades, profissionais e veículos de comunicação que se destacam na defesa desses valores fundamentais.

 Considerado um dos mais significativos do país, o Prêmio Vladimir Herzog reconhece, ano a ano, trabalhos em oito categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentários de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet.

O Prêmio Vladimir Herzog é promovido e organizado, atualmente, por onze instituições: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil/Secção São Paulo, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.
 

 INFORMAÇÕES

www.premiovladimirherzog.org.br

SAIBA MAIS

- Sessão Pública de Julgamento 

No dia 30 de setembro, a Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos esteve reunida na sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo, em sessão pública e transmissão ao vivo, para a escolha dos vencedores desta 37ª edição.

O registro das duas horas e meia de reunião está acessível no link:

http://www.camara.sp.gov.br/sala-de-imprensa/multimidia/galeria-de-videos/
  
Foram 612 trabalhos inscritos, recorde da década. A primeira etapa de julgamento, iniciada dia 15 de agosto, contou com a participação de 24 jurados, representantes de quase todos os estados do país. Já na segunda fase, a comissão julgadora foi composta por onze dirigentes das entidades organizadoras e avaliou trabalhos que obtiveram as três maiores notas em cada categoria. 

- Vencedores | 37ª edição

Categoria: Arte
 
PRÊMIO
 
Maioridade Penal
Greg | Gregório de Holanda Vieira | Jornal Diario de Pernambuco – PE
 
MENÇÃO HONROSA
 
Redução de maioridade penal
Jarbas | Jarbas Domingos de Lira Junior | Jornal Diario de Pernambuco – PE
 
Categoria: Fotografia  
 
PRÊMIO
Haitiano toma banho em mictório
Ronny Santos | Jornal Agora São Paulo - SP
  
MENÇÃO HONROSA
 
Batalha olímpica
Pedro Kirilos | Jornal O Globo – Rio de Janeiro
 
 
Categoria: Internet   
 
PRÊMIO
 
As Quatro Estações de Iracema e Dirceu
Ângela Bastos e equipe
Diário Catarinense – Santa Catarina
 
Equipe: Ângela Bastos (reportagem), Júlia Pitthan (edição), Fábio Nienow (design), Charles Guerra (fotos e vídeos), Leo Cardoso, Betina Humeres e Lucas Amarildo (edição de vídeos).
 
 
PRÊMIO
 
Rota 66, a Confissão
Marcelo Godoy e equipe
Estadão.com.br – São Paulo
 
Equipe: Marcelo Godoy (reportagem, roteiro e edição de texto), Bruno Paes Manso (reportagem), Ana Sacoman (edição final e edição de texto), Cecilia Cussioli (roteiro, edição e finalização de vídeo), Filipe Araújo, Alex Silva, Daniel Teixeira, Evelson Freitas e Wellington Oliveira (captura de imagens), Tiago Henrique, Carlos Marin, Renan Kikuche e Vinícius Sueiro (webdesign), Edmundo Leite, Francisco Carlos Fanca e Tiago de Souza Ferreira (pesquisa de imagens).  
 
 
Categoria: Rádio  
 
PRÊMIO
 
Mães da Fé
Caetano Cury | Rádio Bandeirantes – São Paulo
 
MENÇÃO HONROSA
 
A Doce Ação
Robson Machado | Rádio Tupi – Rio de Janeiro
  
 
Categoria: Revista
  
PRÊMIO
 
Os filhos do Bolsa Família
Cristiane Barbieri | Época Negócios - São Paulo
 
MENÇÃO HONROSA
 
Precisamos Falar sobre Romeo...
Rodrigo Ratier, Wellington Silva e equipe | Revista Nova Escola – São Paulo
 
Equipe: Wellington Rafael Soares Silva (repórter), Alice Vasconcellos (designer), Raoni Maddalena, Lucas Landau e Alexandre Bastos (fotógrafos colaboradores).
 
Categoria: Jornal  
 
PRÊMIO
 
Favela Amazônia
Leonencio Nossa e Dida Sampaio  | O Estado de S. Paulo – Distrito Federal
 
MENÇÃO HONROSA
 
Racismo, um crime silenciado
Marcella Fernandes e Julia Nunes Chaib  | Correio Braziliense – Distrito Federal
  
Categoria: TV Documentário  
 
 
PRÊMIO
 
Em Busca da Verdade
Lorena Maria e equipe| TV Senado – Distrito Federal
 
Equipe: Lorena Maria (direção, roteiro e produção), Deraldo Goulart (direção, pesquisa e produção), Davi Lima, Luciano Barreto e Cláudio Lisboa (editores), Guilherme Oliveira (edição e finalização), Rogério Alves, Marco Feijó e Carlos Moura (repórteres cinematográficos),), Leonardo Chaib e Izabela Caetano (videografistas),  Joélio Rodrigues e Everaldo Santos (auxiliares de UPE), José Flores (trilha), Ana Carolina Resende, Júlia Rangel, Jéssica Alencar (estagiárias).
 
MENÇÃO HONROSA
 
A Revolta da Chibata
Vera Cardozo | TVE – Rio Grande do Sul
 
Equipe: Vera Cardozo (produtora executiva), Fernanda Carvalho (repórter), Vagner Karan, Thiago Krening e Ricardo Chaves (arte), Ademar Izaguirrez, Ronaldo Parra e Clóvis Santacatarina (imagens), Robson Wandermuren, Matheus Otanari e Claudio Trindade (assistentes de câmera), Messias Gonzales Freitas (locução), Luiz de Oliveira (iluminador), Lúcio Born (edição e finalização),André Suzano (operador de áudio), Thiago Gabbi (estagiário).
 
 
Categoria: TV Reportagem

PRÊMIO
 
Estrada da Fome
Daniel Motta e equipe | TV Record – São Paulo
 
Equipe: Daniel Motta (produtor), Lucas Mello e Ingrid Sachs (repórteres cinematográficos), Heleine Heringer (repórter), Catia Mazin (editora de texto), Renato Bataglia (arte), Rodrigo Alves, Roni Barbosa, Miguel Wesley, Marcos Orlando e Leandro Pasqualin (pós-produção), Natália Florentino (editora de pós-produção), Rafael Ramos, Humberto Pinto e Julio Cesar (sonorização).
 
 MENÇÃO HONROSA
 
Questão racial – da ditadura à democracia
Débora Brito e equipe | TV Brasil – Distrito Federal
 
Equipe: Débora Brito (reportagem), Sigmar Gonçalves e André Rodrigo Pacheco (repórteres cinematográficos), Márcio Roberto Stuckert Seixas e Eustáquio [ver sobrenome] (edição de imagens e finalização), Júlia Costa (arte), Edivan Viana do Nascimento e Alexandre Santos Souza (auxiliares técnicos), Beatriz Abreu (produção) e  Ana Maria Simões Passos (edição de texto).
 
 
Prêmio Especial Vladimir Herzog 2015 

Desde 2009, a Comissão Organizadora indica jornalistas para serem homenageados pelos relevantes serviços prestados às causas da Democracia, Paz, Justiça e contra a Guerra. A iniciativa das instituições promotoras retoma proposta original do Prêmio, que previa tal reverência a personalidades ou jornalistas que jamais inscreveriam seus trabalhos em qualquer tipo de concurso.

Já foram homenageados Lourenço Diaféria (in memoriam), David de Moraes, Audálio Dantas, Elifas Andreato, Alberto Dines, Lúcio Flavio Pinto, Perseu Abramo (criador do Prêmio, in memoriam), Marco Antônio Tavares Coelho, Raimundo Pereira, Sandra Passarinho e Rubens Paiva (in memoriam).  Neste ano, receberão as homenagens Mino Carta, Mauro Santayana, Daniel Herz (in memoriam) e Eduardo Galeano (in memoriam).

SERVIÇO

37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

Solenidade de premiação: 20 de outubro, terça-feira, 20h, no TUCA – Teatro da Universidade Católica  - Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo

Promoção: 
 
 
·         Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - ABRAJI
·         Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio
·         Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo
·         Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
·         Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP
·         Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ
·         Instituto Vladimir Herzog
·         Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo
·         Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo
·         Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
·         Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM

Patrocínio: Souza Cruz | Banco do Brasil | Petrobrás

Apoio: PUC-SP, TUCA, Câmara Municipal de São Paulo, Conectas Direitos Humanos, Federação dos Professores no Estado de São Paulo e OBORÉ

Projeto conta com incentivo do PROAC – Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo 

4ª Roda de Conversa com os ganhadores do Prêmio Vladimir Herzog
Data: 20/10/2015 – terça-feira
Loca: Tucarena - Rua Monte Alegre, 1024 (entrada pela Rua Bartira)
Horário: das 9h às 13h
Entrada livre e gratuita
Professores, pesquisadores e estudantes terão direito a Certificado de Participação. 

Promoção:
 
·         Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - ABRAJI
·         Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio
·         Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo
·         Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
·         Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP
·         Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ
·         Instituto Vladimir Herzog
·         Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo
·         Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo
·         Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
·         Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM

Organização:

·         Conectas Direitos Humanos
·         Federação dos Professores do Estado de São Paulo – FEPESP
·         Instituto Vladimir Herzog
·         OBORÉ Projetos Especiais
 
Pool  de transmissão e cobertura:
 
·         TV e Rádio Cultura / Fundação Padre Anchieta
·         TV Brasil / EBC
·         TVT – TV dos Trabalhadores
·         TV Câmara Municipal de São Paulo
·         Canal Universitário de São Paulo
·         TV PUCSP 
·         TV Mackenzie
·         TV Aberta  - Canal Comunitário de São Paulo
·         ACESP - Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo
·         TV OAB - São Paulo
·         TV FPA – Fundação Perseu Abramo
·         TV FEPESP – Federação dos Professores do Estado de São Paulo
·         Superintendência de Comunicação Social da USP
·         Canal Curta!
·         Conectas Direitos Humanos
·         Rádio Brasil Atual
·         Rádio Popular de Heliópolis
·         Agência Sindical
·         Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
·         OBORÉ Projetos Especiais
·         Projeto Repórter do Futuro
·         IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais
·         Instituto Vladimir Herzog
TUCA – Teatro da Universidade Católica de São Paulo   


www.premiovladimirherzog.org.br
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online