Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Longa sul coreano Poesia reuniu 170 participantes na Cinemateca para refletir sobre relacionamento familiar, envelhecimento e solidão.

  25/08/2015


Com a Sala BNDES lotada, a Sessão AVERROES do últiimo dia 26 de agosto reuniu a cartunista Laerte, a médica sanitarista e professora da Faculdade de Saúde pública da USP Marília Louvison e a cineasta e pesquisadora Olga Futemma, atual diretora da Cinemateca, para um bate-papo sobre o longa Poesia,  Este drama sul-coreano retrata os dissabores da solidão e do envelhecimento e foi premiado no Festival de Cannes (2010) como melhor roteiro dirigido pelo cineasta sul coreano Lee Chang-dong. 

Avó e neto moram juntos em uma cidade próxima ao rio Han. Ela, aposentada, adora vestir-se de forma excêntrica, é questionadora e inquieta. Ele, adolescente, é rebelde e está sempre envolvido em encrencas. O grande desejo da avó é aprender a fazer poesia, o que a leva a se matricular em um curso especializado. Com o passar do tempo, sua observação do cotidiano se altera – o que a inspira na criação de seus primeiros versos. Esta nova sensibilidade colore a sua vida e lhe dá forças para enfrentar os problemas de comportamento desviante do neto.

A SESSÃO AVERROES é um programa permanente da Cinemateca Brasileira desde 2009, fruto de parceria da entidade com a OBORÉ e o Hospital Premier. Batizadas em alusão a Averroes, considerado um dos pais da medicina, as sessões acontecem na última quarta-feira de cada mês, sempre às 19h00, e destinam-se a profissionais e estudantes das áreas da medicina e da saúde e ao público em geral interessado em questões que tangenciam a vida, a morte, o envelhecimento e os cuidados na terminalidade da vida. 

A SESSÃO AVERROES conta com apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e da Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO

POESIA (SHI). Direção: Lee Chang-dong | Coreia do Sul, 2010, cor,  2h19min | exibição em DVD. Com Yoon Jung-hee, Kim Hira, Ahn Naesang e David Lee.

MESA DE REFLEXÃO

Marília Louvison – Médica sanitarista, docente da Faculdade de Saúde Pública da USP e presidente da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP). Atuou em várias instâncias de atenção e gestão e cargos diretivos na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, nas áreas de regulação, auditoria, saúde do idoso, gestão hospitalar, gestão regional e em ensino e pesquisa no Instituto de Saúde, de 1988 a 2013.

  Laerte Coutinho   cartunista e chargista, integrou a equipe que fundou a OBORÉ, na década de 1970. Colaboradora do jornal Folha de São Paulo, autora da série Piratas do Tietê e de livros como Laertevisão: Coisas que não esqueci". Trabalhou na produção de textos para a TV Pirata e TV Colosso, da TV Globo, e atualmente apresenta o programa “Transando com Laerte”, no Canal Brasil.

Olga Futemma  -  cineasta e pesquisadora, é a atual diretora da Cinemateca Brasileira. [mediação]
   
 
SERVIÇO 

Próximas sessões: 

30 de setembro, 19h -  "Janela da Alma"
Documentário dos diretores brasileiros João Jardim e Walter Carvalho
Sinopse: Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O filme revela situações inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade.  

28 de outubro, 19h - "Envelhescência"
Dirigido por Gabriel Martinez e com argumento de Ruggero Fiandanese, o longa relata a história de seis pessoas que vivem a vida de maneira plena e nos mostram, através de suas próprias experiências, que os costumes e a rotina após os 60 anos podem ser repletos de atividades e bom humor.
 

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 | próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br | www.grupomaissaude.com.br | www.obore.com


 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online