|
25/08/2015
Com a Sala BNDES lotada, a Sessão AVERROES do últiimo dia 26 de agosto reuniu a cartunista Laerte, a médica sanitarista e professora da Faculdade de Saúde pública da USP Marília Louvison e a cineasta e pesquisadora Olga Futemma, atual diretora da Cinemateca, para um bate-papo sobre o longa Poesia, Este drama sul-coreano retrata os dissabores da solidão e do envelhecimento e foi premiado no Festival de Cannes (2010) como melhor roteiro dirigido pelo cineasta sul coreano Lee Chang-dong.
Avó e neto moram juntos em uma cidade próxima ao rio Han. Ela, aposentada, adora vestir-se de forma excêntrica, é questionadora e inquieta. Ele, adolescente, é rebelde e está sempre envolvido em encrencas. O grande desejo da avó é aprender a fazer poesia, o que a leva a se matricular em um curso especializado. Com o passar do tempo, sua observação do cotidiano se altera – o que a inspira na criação de seus primeiros versos. Esta nova sensibilidade colore a sua vida e lhe dá forças para enfrentar os problemas de comportamento desviante do neto.
A SESSÃO AVERROES é um programa permanente da Cinemateca Brasileira desde 2009, fruto de parceria da entidade com a OBORÉ e o Hospital Premier. Batizadas em alusão a Averroes, considerado um dos pais da medicina, as sessões acontecem na última quarta-feira de cada mês, sempre às 19h00, e destinam-se a profissionais e estudantes das áreas da medicina e da saúde e ao público em geral interessado em questões que tangenciam a vida, a morte, o envelhecimento e os cuidados na terminalidade da vida.
A SESSÃO AVERROES conta com apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e da Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.
PROGRAMAÇÃO
POESIA (SHI). Direção: Lee Chang-dong | Coreia do Sul, 2010, cor, 2h19min | exibição em DVD. Com Yoon Jung-hee, Kim Hira, Ahn Naesang e David Lee.
MESA DE REFLEXÃO
Marília Louvison – Médica sanitarista, docente da Faculdade de Saúde Pública da USP e presidente da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP). Atuou em várias instâncias de atenção e gestão e cargos diretivos na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, nas áreas de regulação, auditoria, saúde do idoso, gestão hospitalar, gestão regional e em ensino e pesquisa no Instituto de Saúde, de 1988 a 2013.
Laerte Coutinho – cartunista e chargista, integrou a equipe que fundou a OBORÉ, na década de 1970. Colaboradora do jornal Folha de São Paulo, autora da série Piratas do Tietê e de livros como Laertevisão: Coisas que não esqueci". Trabalhou na produção de textos para a TV Pirata e TV Colosso, da TV Globo, e atualmente apresenta o programa “Transando com Laerte”, no Canal Brasil.
Olga Futemma - cineasta e pesquisadora, é a atual diretora da Cinemateca Brasileira. [mediação]
SERVIÇO
Próximas sessões:
30 de setembro, 19h - "Janela da Alma"
Documentário dos diretores brasileiros João Jardim e Walter Carvalho
Sinopse: Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O filme revela situações inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade.
28 de outubro, 19h - "Envelhescência"
Dirigido por Gabriel Martinez e com argumento de Ruggero Fiandanese, o longa relata a história de seis pessoas que vivem a vida de maneira plena e nos mostram, através de suas próprias experiências, que os costumes e a rotina após os 60 anos podem ser repletos de atividades e bom humor.
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 | próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br | www.grupomaissaude.com.br | www.obore.com
|
|