Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Abraji realiza o 10º Congresso de Jornalismo Investigativo de 2 a 4 de julho
Divulgação
  24/06/2015

Abraji realiza o 10º Congresso de Jornalismo Investigativo de 2 a 4 de julho

Durante os três dias de Congresso haverá mais de 70 painéis e cursos sobre temas como cobertura de segurança pública, corrupção, crime organizado, meio ambiente, esportes, como financiar o jornalismo independente, jornalismo de dados, técnicas de reportagem e redação, além outros assuntos que estão em pauta.

Neste ano, os destaques ficam por conta de Sérgio Moro, Elio Gaspari, Fernando Rodrigues, Jorge Lanata, Eliane Brum, Dana Priest, Evan Smith e Riss.

O juiz Sérgio Moro, que está à frente do processo judicial da Operação Lava Jato, é o convidado do painel “Combate à corrupção e direito à informação”. Ele será entrevistado por Roberto D’Avila, pioneiro no formato de entrevistas televisivas no Brasil e que hoje está na GloboNews.

Homenageado no Congresso de 2014, Elio Gaspari comanda o painel “Kennedy está atrasado para o almoço: quando a não-notícia atrapalha a notícia.” O jornalista pretende mostrar como a não-notícia pode entrar no caminho da noticia de fato, usando como exemplo a cobertura jornalística do assassinato de John F. Kennedy. Fernando Rodrigues participa do painel sobre o caso Swissleaks junto com o jornalista d´O Globo Chico Otávio. Atualmente no UOL, Rodrigues é um dos repórteres que participa das investigações das contas secretas abertas no HSBC da Suíça. O banco abrigou mais de US$ 100 bilhões de 106 mil clientes de 203 países em 2006 e/ou 2007. O dinheiro depositado em algumas das contas podem ser fruto de infrações, e aos poucos os nomes dos donos são divulgados.

Outro nome confirmado é Eliane Brum, que participa do painel “Histórias Amazônicas.” Na palestra, a jornalista conta um pouco sobre os bastidores e as experiências das suas recentes incursões pela Amazônia, seu contato com as populações tradicionais e os riscos que o modo de desenvolvimento brasileiro traz para esses habitantes. 

 

Palestrantes internacionais

Evan Smith, editor chefe, diretor e co-fundador do jornal independente e sem fins lucrativos Texas Tribune participa de sessão especial para falar sobre o êxito da publicação.

O jornalista argentino Jorge Lanata vem ao Congresso para falar sobre o caso Nisman, promotor que morreu de maneira misteriosa em janeiro de 2015 após denunciar a presidente Cristina Kirchner por suposto encobrimento de terroristas iranianos. Lanata encabeça o programa Periodismo Para Todos, é apresentador do programa DDT e colunista do Clarín. 

Laurent Sourisseau, conhecido como Riss, analisará as consequências do atentado ao Charlie Hebdo à liberdade de expressão. Com mais de 20 anos da publicação, o cartunista discutirá o direito de imprensa na França, o humor à la française e contará a história do jornal satírico, marcada por ações judiciais movidas por associações católicas e muçulmanas e dois atentados. O diretor do Charlie falará ainda dos desafios de dirigir uma Redação reduzida e traumatizada.

E por fim, Vencedora de dois Pulitzer, Dana Priest, do Washington Post, falará a respeito de sua experiência na investigação de temas polêmicos e sensíveis como a atuação das agências de inteligência norte-americanas e a política de segurança do país. Os futuros rumos do Washington Post depois de sua compra por Jeff Bezos, da Amazon em 2014 também serão tema da conversa.

 

10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

2 a 4 de julho de 2015
Universidade Anhembi Morumbi | Rua Casa do Ator, 275 | Vila Olímpia | São Paulo - SP - Brasil
Inscrições pelo congresso.abraji.org.br até 29 de junho às 23h59

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online