|
25/06/2015
A sessão de 24 de junho, na Cinemateca, reuniu cerca de 80 convidados para a projeção do longa de Alexander Payne. Na Mesa de de Reflexão, os médicos David Braga e Angélica Yamaguchi destacaram o fato de que atualmente é possível tratar e amenizar muitas das doenças que se instalam na velhice, como as demências, e que a melhor estratégia para aplacar uma aflição ainda é entrar na história delirante do outro e, aos poucos, trazê-lo para a realidade, como o resgate intuitivo que fez o filho com o pai em vários momentos da narrativa de Payne.
SESSÃO AVERROES DE CINEMA E REFLEXÃO
24 de junho | quarta-feira | 19h
Cinemateca Brasileira | Sala BNDES
A SESSÃO AVERROES é um programa permanente da Cinemateca Brasileira desde 2009, fruto de parceria da entidade com a OBORÉ e o Hospital Premier. Batizadas em alusão a Averroes, considerado um dos pais da medicina, as sessões acontecem na última quarta-feira de cada mês, sempre às 19h00, e destinam-se a profissionais e estudantes das áreas da medicina e da saúde e ao público em geral interessado em questões que tangenciam a vida, a morte, o envelhecimento e os cuidados na terminalidade da vida.
Na sessão de JUNHO, a atração é o longa “NEBRASKA”, de Alexander Payne. A exibição é seguida de Mesa de Reflexão com a presença dos médicos Angélica Yamaguchi e David Braga Jr. A SESSÃO AVERROES deste mês conta com apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e da Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. ENTRADA FRANCA
PROGRAMAÇÃO
24.06 | QUARTA | SALA CINEMATECA BNDES
17h30 VISITA MONITORADA PELAS INSTALAÇÕES DA CINEMATECA
18h30 LANCHE DE BOAS VINDAS
19h00 NEBRASKA
21h00 MESA DE REFLEXÃO COM ANGÉLICA YAMAGUCHI E DAVID BRAGA JR.
FICHA TÉCNICA E SINOPSE
Nebraska. Direção: Alexander Payne | EUA, 2013, cor, 1h55min | exibição em DVD. Com Bruce Dern, Will Forte, June Squibb e Bob Odenkirk.
Homem idoso com problemas de memória reencontra seu passado e desperta a cobiça da família e de antigos amigos quando decide viajar para outro estado a fim de receber um prêmio em dinheiro veiculado em publicidade enganosa. Obra delicada e que aborda, de forma sensível e profunda, não só o cotidiano de pacientes com perdas cognitivas progressivas mas como os vínculos familiares e afetivos vão se modificando a partir desta nova realidade, que carece de mais compreensão, solidariedade e cuidados.
Mesa de Reflexão | Convidados
Angélica M. Yamaguchi - Médica geriatra, coordenadora clínica do Hospital Premier e do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - NADI-HCFMUSP.
David Braga Jr. – médico e gestor. Em 2011-2012, coordenou o ciclo “Idosos do Brasil: estado da arte e desafios” em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP. É Gerente Médico da Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas.
|
|