Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  No Encontro de Seleção para o módulo sobre Conflitos Armados, Lorenzo Caraffi fala dos desafios do CICV no Brasil e no mundo

  01/06/2015


Começou no sábado, 30 de maio, o XIV Curso de Informação sobre Jornalismo em Situação de Conflito Armado e Outras Situações de Violência. Cerca de 70 estudantes participaram da palestra de abertura onde o chefe da Delegação do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Lorenzo Caraffi, explicou a atuação da instituição no Brasil e no mundo e respondeu as perguntas dos estudantes.  

O Curso acontece de 30 de maio a 25 de julho de 2015, sempre aos sábados, em São Paulo. Seis encontros do módulo abordarão temas como direito aplicável aos conflitos armados, relação das forças armadas com a imprensa em missões de paz e a cobertura brasileira em situação de conflitos armados e outras situações de violência. Ao todo, serão selecionados 20 participantes, estudantes universitários de graduação que tenham interesse em conflitos armados e direito internacional humanitário.  A lista oficial dos estudantes aprovados será divulgada no próximo dia 8 de junho. 
  
Promovido pelo CICV, em parceria com a OBORÉ e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o curso reúne, desde 2001, juristas, militares, policiais e jornalistas para tratar sobre as normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência e sobre o trabalho da imprensa nestes contextos. Além disso, o curso apresenta o perfil da ação humanitária do CICV em mais de 80 países.
 
Os conferencistas deste ano serão o assessor jurídico do CICV, Gabriel Valladares; o coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e assessor do CICV, André Vianna; a repórter especial do jornal Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello, e um oficial do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx).
 
No mundo todo, o CICV promove cursos, seminários e palestras como forma de aumentar o conhecimento e o respeito às normas internacionais que regem a condução de hostilidades e apresentar o perfil neutro, imparcial e independente de sua ação humanitária em favor das vítimas dos conflitos armados e de outras situações de violência. No Brasil, onde a organização mantém presença permanente desde 1991, este trabalho é feito com membros das Forças Armadas, policiais, autoridades, acadêmicos e jornalistas, entre outros.
 
Programação
 
Palestras / Entrevistas Coletivas
Biblioteca Parque Villa - Lobos
Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros – São Paulo
 
20 de junho | 10h30
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV
 
04 de julho | 10h30
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
André Vianna, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo
 
04 de julho | 15h30
A relação com a imprensa em missões de paz
Amauri Silvestre, Chefe da Divisão de Relações com a Mídia do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx)
 
11 de julho | 9h00
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência
Patrícia Campos Mello, repórter do jornal Folha de São Paulo
  
25 de julho | 10h30
Encontro de avaliação e entrega de certificado
Representante do CICV
 
 
Mais informações:
OBORÉ
Tel: (11) 2847.4567
www.obore.com
reporterdofuturo@obore.com
 
Para saber mais sobre o CICV:
www.cicr.org/por
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online