Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Projeto Repórter do Futuro promove Encontro de Confraternização e Informação neste sábado, 14 de março.

  12/03/2015

O Encontro de Confraternização e Informação sobre as atividades de 2015 do Projeto Repórter do Futuro será neste sábado, 14 de março, das 10h às 12h, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo – Rua Rego Freitas, 530, sobreloja. 

Dirigido a estudantes, recém-formados e demais interessados em conhecer a estrutura, o conceito e a programação preparada para este ano, o encontro contará com a presença dos coordenadores dos diversos módulos temáticos do Projeto. Ex alunos  também poderão participar. Não é necessário inscrição: é só chegar! 
 
Sobre o Projeto Repórter do Futuro
 
Oferecido a cada semestre para, no máximo, 25 alunos por turma, o Repórter do Futuro é uma das três frentes do Núcleo de Cursos da OBORÉ, ao lado de “Capacitação de Comunicadores” (voltado a comunicadores populares) e “Capacitação de Profissionais” (promovendo encontros e palestras para profissionais em geral). Os cursos são gratuitos e, para realizá-los, a OBORÉ faz parcerias com instituições que acreditam na importância desta proposta. Com as parceiras, é modulado o conteúdo do curso, com temáticas relevantes para a formação de profissionais da comunicação.
 
Nestes 20 anos, o Repórter do Futuro desenvolveu uma metodologia própria através de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas. Ao final, há sempre a proposta de produção jornalística (impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia), com foco na prática reflexiva de cada participante – e não simplesmente na aplicação de técnicas.
 
Para medir o empenho real de cada participante, o  projeto considera o critério da “Reembolsa”: os alunos se comprometem a pagar o curso ao se inscreverem, mas, se assistirem a todas as aulas, produzirem todas as matérias solicitadas e conseguirem publicar  ao menos uma delas, em qualquer veículo de comunicação que tenha um editor responsável, recebem o dinheiro de volta.
 
Importante destacar que a equipe de coordenação do projeto e os alunos que participam dos diferentes módulos se uniram no desenvolvimento e gerenciamento de um site-laboratório de internet concebido como um espaço jornalístico colaborativo e multimídia para reportagens produzidas ao longo dos diversos módulos do PRF.
 
Na última década, a média de inscrições nos cursos tem sido de 200 estudantes por módulo – disputando 25 vagas. Invariavelmente, as Reembolsas efetuadas superam 90%. 
 
Contando com o apoio das coordenações pedagógicas das principais universidades e faculdades de jornalismo da cidade de São Paulo, de organizações expressivas da sociedade civil, de profissionais de ponta do jornalismo e a participação de lideranças comunitárias, gestores públicos, autoridades e personalidades da vida social, o Repórter do Futuro vem se diversificando e oferecendo a estudantes das melhores Universidades e Faculdades de São Paulo oportunidades de complementação na sua formação humanística e profissional com a combinação de teoria e prática em uma atividade essencial ao exercício do jornalismo pleno: a reportagem. Em seus vinte anos de vida, contribuiu com a formação de cerca de 700 jovens, todos estudantes do 1º ao 4º anos de jornalismo.
 
Na última década, o Repórter do Futuro ofereceu vários módulos de cursos. "Descobrir-se São Paulo, Descobrir-se Repórter", lançado em 2004, foi aperfeiçoado e, no primeiro semestre de 2012, em parceria com a Câmara Municipal de São Paulo, passou a oferecer um curso sobre os principais problemas e desafios da cidade de São Paulo para a próxima década nas áreas de Saúde, Educação, Transporte, Gestão Pública e Cidadania, Trabalho e Emprego, Economia, Cultura.
 
Em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no Brasil, desde 2001 é realizado anualmente o módulo "Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência".  O curso aborda aspectos do Direito Internacional Humanitário, ou Direito Internacional dos Conflitos Armados, úteis para o trabalho da imprensa, além de apresentar o perfil da ação humanitária do CICV em quase 80 países e discutir questões éticas, técnicas e jurídicas ligadas ao trabalho do jornalista em missão profissional perigosa.

Em todo mundo, o CICV promove cursos, seminários e palestras como forma de aumentar o conhecimento e o respeito às normas internacionais que regem a condução de hostilidades e apresentar o perfil neutro, imparcial e independente de sua ação humanitária em favor das vítimas dos conflitos armados e outras situações de violência e catástrofes. No Brasil, onde a organização mantém presença permanente desde 1991, este trabalho é feito com  membros das forças armadas, policiais, autoridades e acadêmicos.
        
O módulo “Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter” já teve sete edições, de 2007 a 2013, acompanhadas por viagens de estudo à Amazônia de grupos de estudantes e professores/profissionais de jornalismo, em parceria com o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira.
 
Em 2014, o Repórter do Futuro teve pela primeira vez um módulo inteiramente dedicado ao estudo dos Direitos Humanos em parceria com a Conectas Direitos Humanos, temática importante que agora se desdobra por conta também de uma nova parceria entre OBORÉ, Abraji e IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa na organização do módulo “Direito de Defesa e Cobertura Criminal”, a ser realizado ainda neste 1º semestre. O objetivo é apresentar a estudantes de jornalismo conceitos básicos que fundamentam o sistema criminal brasileiro e destacar a importância do direito de defesa no processo penal.
 
SERVIÇO
Projeto Repórter do Futuro
Encontro de Confraternização e Informação 2015
Sábado, 14 de março de 2015 | Das 10h às 12h
Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rego Freitas, 530, sobreloja
Vila Buarque, São Paulo
 
MAIS INFORMAÇÕES
tel. 11. 2847.4567
reporterdofuturo@obore.com
www.obore.com
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online