Sábado, 02 de Março de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Repórter do Futuro: inscrições para o módulo Direito de Defesa e Cobertura Criminal prosseguem até 22 de abril

  15/04/2015

Projeto Repórter do Futuro
Módulo Direito de Defesa e Cobertura Criminal

 

Encontro de Seleção será sábado, dia 25 de abril, às 9h, na Faculdade de Direito da USP - Largo São Francisco, 95, centro. Este módulo, que será realizado nos meses de maio e junho, é promovido pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela OBORÉ, com o apoio do Centro Acadêmico XI de Agosto.  


O Projeto Repórter do Futuro realiza em abril, maio e junho a primeira edição do módulo “Direito de Defesa e Cobertura Criminal”. O curso será organizado pelo IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa, pela Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e pela OBORÉ.

O objetivo do curso é apresentar a estudantes de jornalismo conceitos básicos que fundamentam o sistema criminal brasileiro e destacar a importância do direito de defesa no processo penal. Este módulo terá a coordenação pedagógica de João Paulo Charleaux, hoje na revista Vice, com passagens por Comitê Internacional da Cruz Vermelha, pelo Estadão e pela Conectas Direitos Humanos.

Já estão confirmadas as participações de renomadas figuras do mundo jurídico brasileiro: Roberto Tardelli, Juliana Belloque, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Alberto Toron e Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay). Outros advogados deverão confirmar presença no curso em breve. Os encontros serão temáticos e cobrirão diferentes aspectos e etapas do processo judicial. Após a aula inaugural, haverá encontros sobre a defensoria pública e o sistema penitenciário; a presunção de inocência e a liberdade de expressão; o direito de defesa e o princípio do contraditório no jornalismo e no processo penal; e a influência da mídia na Justiça e o erro judiciário e a mídia.

A estrutura deste novo módulo seguirá o modelo usado no Projeto Repórter do Futuro desde 1994: a cada encontro, realizado aos sábados, os 20 estudantes selecionados assistem a uma palestra de cerca de 40 minutos com um convidado. Depois, num esquema de entrevista coletiva, têm mais uma hora para fazer perguntas ao palestrante. Ao término da entrevista, já sem a presença do convidado, o coordenador pedagógico faz algumas observações sobre o desempenho dos alunos, que devem produzir uma pequena reportagem e enviá-la à coordenação do projeto ainda no sábado.

Encontro de Seleção
Como o projeto consegue atender apenas 20 alunos por módulo, haverá um processo seletivo realizado em duas etapas: uma on-line, em que os interessados devem preencher um formulário, e uma presencial, o chamado encontro de seleção. No encontro, aberto a todos os interessados, haverá uma apresentação do curso e uma palestra inaugural. Após a palestra, os alunos deverão redigir um texto jornalístico, a mão, respondendo a uma questão simples. Os alunos serão selecionados pelas informações enviadas no formulário e pelo texto entregue no encontro de seleção.

As inscrições on-line estarão abertas até o dia 22 de abril, terça-feira, às 23h59. O encontro de seleção será realizado no sábado, 25 de abril, de 9h a 12h, na Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco, 95 - Centro, São Paulo). 

A palestra inaugural, “A estrutura da justiça criminal brasileira e seus integrantes: Magistratura, Ministério Público e Advocacia”, será ministrada pelo ex-promotor e hoje advogado Roberto Tardelli. 

Curso gratuito: a reembolsa

O módulo “Direito de Defesa e Cobertura Criminal” será oferecido sem custo, mas apenas aos estudantes que participarem de todas as atividades exigidas. Após a seleção, no ato da matrícula, os participantes deverão entregar um cheque no valor de um salário mínimo (hoje em R$ 788,00) e assinar um pacto de reembolsa. De acordo com as regras do curso, o cheque não será descontado se o estudante: 1. Participar de todos os encontros; 2. Redigir um texto jornalístico não opinativo ao final de cada encontro; 3. Agendar e comparecer a um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; e 4. Publicar um dos textos produzidos em um veículo com editor responsável.

O aluno que cumprir todos esses critérios receberá o cheque de volta (a reembolsa) ao final do módulo, após o encerramento e a entrega dos certificados.

O projeto Repórter do Futuro é realizado desde 1994, pela OBOR´R, e desde então já teve dezenas de parceiros, de diferentes edições e de módulos temáticos. O módulo “Direito de Defesa e Cobertura Criminal” é uma realização conjunta IDDD, Instituto de Defesa do Direito de Defesa, Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e OBORÉ, com o apoio do Centro Acadêmico XI de Agosto.

Serviço:

Projeto Repórter do Futuro – Módulo “Cobertura Criminal e Direito de Defesa”
Inscrições on-line: de 3 de março a 22 de abril de 2015 pelo link: http://goo.gl/QJYvyh
Encontro de seleção: 25 de abril de 2015, sábado, de 9h a 10h
Local do encontro de seleção: Faculdade de Direito da USP
Largo São Francisco, 95 - Centro, São Paulo
Resultado dos selecionados: 4 de maio
Encontros para os selecionados: 16, 23 e 30 de maio e 13 de junho, de 9h a 13h
Local dos encontros: Sede do IDDD: Av. Liberdade, 65, cj. 1101
Encontro de encerramento e entrega de certificados: a definir

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online