23/11/2014
O Projeto Repórter do Futuro promoveu uma entrevista coletiva com Laerte na
Sala Vermelha do Itaú Cultural no último sábado, dia 22 de novembro. O evento
foi realizado durante a tarde e contou com a presença de cerca de trinta pessoas, entre estudantes de comunicação, jornalistas e profissionais de outras áreas do mercado.
A entrevista foi conduzida por Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e amigo de Laerte desde quando eram estudantes da ECA-USP (Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo). No primeiro momento, Laerte falou de sua participação na imprensa universitária e sindical, quando fez parte da equipe que criou a OBORÉ, na década de 1970.
As obras de Laerte sempre foram críticas, principalmente ao cenário político do país, independentemente da época. Ela, que tem uma história ativa nesse meio desde o período da ditadura militar e que permanece até os dias de hoje, diz que nunca parou de ser militante. Durante o evento, Laerte também falou de suas experiências com a música e com o cinema na época da universidade.
Na coletiva, o lado feminino de Laerte despertou curiosidade e muitas perguntas foram direcionadas para a questão do gênero da cartunista. Para Laerte, que atualmente se considera uma travesti, o que se desenvolveu primeiro nesse novo momento de sua vida foi sua homossexualidade e depois a busca pelo gênero.
Uma das perguntas questionava Laerte sobre fazer humor politicamente correto nos dias de hoje. Ela entende que os tempos mudaram e que as pessoas agora tem poder para questionar: não há mais espaço para piadas com negros, judeus, gays ou travestis. “O engraçadinho que faz isso diz que está sendo perseguido. [Mas] não adianta se apegar a um passado mítico, não dá mais”.
Para Laerte, o melhor dos cartunistas do Brasil dos últimos tempos é o Jaguar Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe). A artista revelou ainda que não gosta da sensação nostálgica de rever todos os desenhos que já produziu. “Fez, tá feito!”.
Quanto ao futuro, novos projetos estão chegando por aí: além de um livro, sem prazo definido para concluir, a artista está gravando uma série de programas semanais que será exibida no Canal Brasil a partir de 2015. Em Transando com Laerte, a cartunista irá receber 26 entrevistados, entre eles a cantora Fernanda Takai, o chargista Angeli, o humorista Gregório Duvivier e a atriz Marisa Orth.
|