|
05/11/2014
Nesta sexta-feira, 7 de novembro, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – Fundacentro, órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, promove debate sobre as condições de trabalho das mulheres no Brasil.
Segundo os organizadores, serão abordadas especificidades das condições de trabalho em atividades tipicamente femininas, como o cotidiano das cuidadoras, das manicuras e também das engenheiras. Haverá uma mesa redonda sobre a luta das mulheres pelo reconhecimento do trabalho no campo e em comunidades tradicionais.
Considerando a crescente a participação das mulheres nos mais diversos ramos de atividade e ainda com desigualdades de remuneração e de condições de trabalho, as reflexões deste seminário tem como objetivo contribuir com o quadro de referência da questão no Brasil. A propósito, a maior categoria profissional do Brasil é feminina: são as empregadas domésticas, que recentemente receberam reconhecimento como trabalhadoras incorporadas na CLT.
As palestras terão a apresentação das pesquisadoras Juliana Andrade Oliveira e Myrian Matsuo e Maria do Rosario Sampaio, todas da Fundacentro. Como coordenadoras das mesas redondas, haverá a participação de Tereza Luiza Ferreira (Chefe do Serviço de Psicologia e Sociologia da Fundacentro) e Daniela Sanches (Tecnologista do Serviço de Ergonomia). Além destas pesquisadoras da entidade, foram convidados palestrantes da Fundação Carlos Chagas , Rosa Maria Lombardi e da Universidade Federal de Santa Maria, a professora Jurema Brites, antropóloga especialista no estudo do trabalho doméstico.
O Seminário de Sociologia da Fundacentro teve a sua primeira edição em 2010, com o tema “O Trabalho Emocional e o Trabalho de Cuidar”. Naquela ocasião recebemos dois importantes sociólogos de renome internacional para discutir uma temática cada vez mais presente e nova nos estudos acadêmicos: a do trabalho de cuidados realizado pelas cuidadoras de idosos e do uso das emoções no trabalho.
Ao final da tarde, as organizadoras do Seminário farão o lançamento da publicação eletrônica com as palestras do Seminário ocorrido em 2010, cujo título é: “O trabalho emocional e o trabalho de cuidado”. A publicação, assim como os demais materiais da Fundacentro, poderá ser acessada e baixada gratuitamente no site da biblioteca da Fundacentro.
A presidenta da Fundacentro, Maria Amelia Reis, participa do evento com uma palestra sobre o tema “Mulheres no trabalho artesanal em comunidades tradicionais”. O ministro do Trabalho, Manoel Dias, e da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci confirmaram presença no Seminário.
SERVIÇO
II Seminário de Sociologia da Fundacentro:
Condições de trabalho das mulheres no Brasil
Dia 7 de novembro de 2014, sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Rua Capote Valente, 710 - Pinheiros
CEP: 05409-002 - São Paulo - SP
Mais informações:
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - Fundacentro
Ministério do Trabalho e Emprego
Assessoria de Comunicação Social:
Alexandra Rinaldi, Cristiane Reimberg ou Débora Santos
Telefones: 55 11 3066.6334/6097/6301 | acs@fundacentro.gov.br
PABX: 55 11 3066-6000
|
|