Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Fundacentro promove seminário sobre o trabalho das mulheres no Brasil

  05/11/2014

Nesta sexta-feira, 7 de novembro, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – Fundacentro, órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, promove debate sobre as condições de trabalho das mulheres no Brasil.

Segundo os organizadores, serão abordadas especificidades das condições de trabalho em atividades tipicamente femininas, como o cotidiano das cuidadoras, das manicuras e também das engenheiras. Haverá uma mesa redonda sobre a luta das mulheres pelo reconhecimento do trabalho no campo e em comunidades tradicionais.
Considerando a crescente a participação das mulheres nos mais diversos ramos de atividade e ainda com desigualdades de remuneração e de condições de trabalho, as reflexões deste seminário tem como objetivo contribuir com o quadro de referência da questão no Brasil. A propósito, a maior categoria profissional do Brasil é feminina: são as empregadas domésticas, que recentemente receberam reconhecimento como trabalhadoras incorporadas na CLT.

As palestras terão a apresentação das pesquisadoras Juliana Andrade Oliveira e Myrian Matsuo e Maria do Rosario Sampaio, todas da Fundacentro. Como coordenadoras das mesas redondas, haverá a participação de Tereza Luiza Ferreira (Chefe do Serviço de Psicologia e Sociologia da Fundacentro) e Daniela Sanches (Tecnologista do Serviço de Ergonomia). Além destas pesquisadoras da entidade, foram convidados palestrantes da Fundação Carlos Chagas , Rosa Maria Lombardi e da Universidade Federal de Santa Maria, a professora Jurema Brites, antropóloga especialista no estudo do trabalho doméstico.

O Seminário de Sociologia da Fundacentro teve a sua primeira edição em 2010, com o tema “O Trabalho Emocional e o Trabalho de Cuidar”. Naquela ocasião recebemos dois importantes sociólogos de renome internacional para discutir uma temática cada vez mais presente e nova nos estudos acadêmicos: a do trabalho de cuidados realizado pelas cuidadoras de idosos e do uso das emoções no trabalho.
Ao final da tarde, as organizadoras do Seminário farão o lançamento da publicação eletrônica com as palestras do Seminário ocorrido em 2010, cujo título é: “O trabalho emocional e o trabalho de cuidado”. A publicação, assim como os demais materiais da Fundacentro, poderá ser acessada e baixada gratuitamente no site da biblioteca da Fundacentro.

A presidenta da Fundacentro, Maria Amelia Reis, participa do evento com uma palestra sobre o tema “Mulheres no trabalho artesanal em comunidades tradicionais”. O ministro do Trabalho, Manoel Dias, e da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci confirmaram presença no Seminário.

SERVIÇO

II Seminário de Sociologia da Fundacentro:
Condições de trabalho das mulheres no Brasil

Dia 7 de novembro de 2014, sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Rua Capote Valente, 710 - Pinheiros
CEP: 05409-002 - São Paulo - SP
 
Mais informações:
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - Fundacentro
Ministério do Trabalho e Emprego
Assessoria de Comunicação Social:
Alexandra Rinaldi, Cristiane Reimberg ou  Débora Santos
Telefones: 55 11 3066.6334/6097/6301 | acs@fundacentro.gov.br
PABX: 55 11 3066-6000
 
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online