|
01/10/2014
O que é o sistema internacional de direitos humanos? Qual sua origem e impacto? E quais são as atuais diretrizes que guiam a política externa brasileira?
Estas e outras questões estarão colocadas aos 20 estudantes selecionados para o I Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, que participarão, neste sábado (4/10), às 8h, do primeiro encontro do módulo, realizado integralmente na sede da Conectas, no âmbito do Projeto Repórter do Futuro.
Camila Asano, coordenadora de Política Externa da Organização, irá proferir palestra sobre “Sistema Internacional dos Direitos Humanos e Política Externa Brasileira” e, na sequência, concederá entrevista coletiva aos jovens jornalistas, que vêm de 11 faculdades de 3 estados do Brasil (SP, MG e RS).
Em sua exposição, a especialista abordará desde a criação da ONU, em 1945, passando pela aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, até a instalação de tratados mais recentes.
Camila também irá decorrer sobre as principais questões das relações internacionais envolvendo o Brasil, que hoje atua como importante ator político no cenário global.
“Será importante que os estudantes percebam que o Brasil possui duplo papel no que diz respeito a sua atuação internacional: como um "alvo" de decisões e recomendações que emanam da ONU, por exemplo, ou como um "player" que é parte do processo de tomada de decisão, que pode afetar tanto a sua própria situação como também as populações de outros países”, afirmou Camila.
No final, os estudantes terão uma hora e meia para produzir uma matéria a respeito dos temas abordados. Até o encerramento do curso, ao menos uma matéria deve ser publica em um veículo de comunicação com editor responsável.
Semanalmente, os jornalistas Bruno Paes Manso, Carolina Trevisan, Cláudia Belfor e Fausto Salvadori Filho, que integram a equipe da Ponte, realizarão atendimentos pedagógicos individuais aos estudantes. A Coordenação Pedagógica será realizada pelo jornalista João Paulo Charleaux.
O I Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, que integra o Projeto Repórter do Futuro, é promovido pela Conectas em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais, Ponte, Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e IPFD (Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas Sociais).
Sobre a conferencista
Camila Asano concluiu seu mestrado em Ciência Política com distinção na USP em 2009. Com bacharelado em Relações Internacionais pela mesma universidade, tem focado sua atuação profissional e pesquisa em temas relacionados a direitos humanos, organizações internacionais e política externa, com especial atenção aos países do chamado Sul Global.
É coordenadora do Projeto de Política Externa e Direitos Humanos da Conectas, onde conduz ações de advocacy conjugadas com atividades de produção de conhecimento. Também é professora de Relações Internacionais na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em São Paulo desde 2010, onde leciona, entre outras, a disciplina de direitos humanos.
Sugestões de leitura
Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos, Flávia Piovesan
Política Externa e Direitos Humanos em países Emergentes: reflexões a partir do trabalho de uma organização do Sul Global, Camila Asano, revista SUR 19.
O Brasil tem habilidade de apontar problemas, mas está disposto a promover mudanças?, Camila Asano, Open Global Rights
Especialista em Desconversar, Conectas
Política Externa, DH e Eleições, Conectas
Confira a programação
20 de setembro | 14h
Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas
Encontro de confraternização e seleção
Lucia Nader, diretora Executiva
Demais encontros realizados na sede da Conectas Direitos Humanos:
4 de outubro | 8h
Sistema internacional de direitos humanos e Política externa brasileira
Camila Asano, coordenadora do Programa de Política Externa e Direitos Humanos
11 de outubro | 8h
Política criminal no Brasil
Rafael Custódio, coordenador do programa de Justiça
18 de outubro | 8h
Sistema carcerário
Marcos Fuchs, diretor ajunto da Conectas e diretor Executivo do Instituto Pro Bono
25 de outubro | 8h
Empresas e direitos humanos
Juana Kweitel, diretora de Programas
8 de novembro |9h
Encontro de encerramento, avaliação e entrega de diplomas
|
|