Segunda-feira, 08 de Agosto de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Na Sessão Averroes de outubro, reencontro de amigos viabiliza reflexão sobre a passagem do tempo

  05/11/2014

Cerca de oitenta pessoas participaram da  SESSÃO AVERROES de 30 de outubro, na Cinemateca Brasileira, cuja projeção do mês foi o longa ÚLTIMA VIAGEM A VEGAS, dirigido por Jon Turteltaub (EUA, 2013). A exibição foi seguida de Mesa de Reflexão coordenada pela jornalista Ana Luisa Zaniboni Gomes, com participação do médico David Braga Jr. Antes da sessão de cinema, aconteceu a visita monitorada às instalações da Cinemateca, da qual participaram cerca de quinze pessoas. 
 
O Filme

Comédia romântica estrelada por ídolos do cinema americano - Douglas, De Niro, Freeman e Kline – que vivem quatro grandes amigos de adolescência que se reencontram depois de trinta anos para a festa de despedida de solteiro de um deles. Relacionamentos da juventude, amor, amizade e solidariedade foram os motes para pensar o envelhecimento nesta aventura do grupo em Las Vegas.

A Mesa de Reflexão 

Na apresentação do Dr. David Braga, ele sistematizou uma série de reflexões que vem fazendo ao longo dos anos sobre a questão do envelhecimento e da atenção que precisa ser dada, pelo poder público, a esta população que cresce a cada dia no Brasil e no mundo. Em linhas gerais, documentos e estudos da Organização Mundial da Saúde estimam que ao final do século XX haveria aproximadamente 600 milhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo e que este número duplicaria em 25 anos, chegando a 2 bilhões até 2050. Projeta-se para o Brasil algo em torno de 29 milhões de pessoas acima de 60 anos já em 2020. No Brasil, bem como em todos os outros países do mundo, o aumento da expectativa de vida foi atingido como consequência da melhora das condições de vida em diversas esferas da existência humana como a social, a econômica e a biológica. Entretanto, tal aumento é acompanhado de desafios complexos. Tomando-se por linha mestra a área da saúde, nota-se que o envelhecimento da população é acompanhado de um aumento da incidência de doenças crônico-degenerativas, que por sua vez tendem a causar diferentes impactos negativos na vida das pessoas, como reduzir a funcionalidade e causar sofrimentos físicos ou psíquicos. Observando-se outros aspectos da vida humana, nota-se que no âmbito da arquitetura e do urbanismo, por exemplo, faz-se necessário um olhar especial para a pessoa idosa, uma vez que suas necessidades são particulares e devem ser contempladas. Na economia e nas ciências sociais, o envelhecimento populacional traz à tona diversas peculiaridades como as questões previdenciárias e de políticas públicas. Em suma, o impacto do envelhecimento populacional é sentido nas mais diversas áreas do conhecimento, o que faz com que a sua apreciação seja oportuna nas Sessões Averroes, de forma interdisciplinar, a fim de gerar reflexões para contribuir com a ideia que temos de pessoa idosa e também para a análise de questões sociais e a formulação de políticas públicas.

Sobre a Sessão Averroes

Destinada a profissionais e estudantes das áreas da medicina e da saúde, e também ao público em geral interessado em questões que tangenciam a vida, a morte, o envelhecimento e os cuidados na terminalidade da vida, a Sessão Averroes é um programa permanente da Cinemateca Brasileira desde 2009, fruto de parceria entre Cinemateca, Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ.

As sessões, batizadas em alusão a Averroes, considerado um dos pais da medicina, acontecem na última quarta-feira de cada mês, sempre às 19h00. Excepcionalmente, neste mês, a sessão foi realizada em uma quinta-feira. Não haverá sessão em Novembro. A próxima atividade está marcada para o dia 3 de dezembro, uma quarta-feira. 


A atividade conta com apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e da Coordenadoria de Políticas para Idosos da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.


CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 próximo ao Metrô Vila Mariana
(11) 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br






 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online