|
05/11/2014
Cerca de oitenta pessoas participaram da SESSÃO AVERROES de 30 de outubro, na Cinemateca Brasileira, cuja projeção do mês foi o longa ÚLTIMA VIAGEM A VEGAS, dirigido por Jon Turteltaub (EUA, 2013). A exibição foi seguida de Mesa de Reflexão coordenada pela jornalista Ana Luisa Zaniboni Gomes, com participação do médico David Braga Jr. Antes da sessão de cinema, aconteceu a visita monitorada às instalações da Cinemateca, da qual participaram cerca de quinze pessoas.
O Filme
Comédia romântica estrelada por ídolos do cinema americano - Douglas, De Niro, Freeman e Kline – que vivem quatro grandes amigos de adolescência que se reencontram depois de trinta anos para a festa de despedida de solteiro de um deles. Relacionamentos da juventude, amor, amizade e solidariedade foram os motes para pensar o envelhecimento nesta aventura do grupo em Las Vegas.
A Mesa de Reflexão
Na apresentação do Dr. David Braga, ele sistematizou uma série de reflexões que vem fazendo ao longo dos anos sobre a questão do envelhecimento e da atenção que precisa ser dada, pelo poder público, a esta população que cresce a cada dia no Brasil e no mundo. Em linhas gerais, documentos e estudos da Organização Mundial da Saúde estimam que ao final do século XX haveria aproximadamente 600 milhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo e que este número duplicaria em 25 anos, chegando a 2 bilhões até 2050. Projeta-se para o Brasil algo em torno de 29 milhões de pessoas acima de 60 anos já em 2020. No Brasil, bem como em todos os outros países do mundo, o aumento da expectativa de vida foi atingido como consequência da melhora das condições de vida em diversas esferas da existência humana como a social, a econômica e a biológica. Entretanto, tal aumento é acompanhado de desafios complexos. Tomando-se por linha mestra a área da saúde, nota-se que o envelhecimento da população é acompanhado de um aumento da incidência de doenças crônico-degenerativas, que por sua vez tendem a causar diferentes impactos negativos na vida das pessoas, como reduzir a funcionalidade e causar sofrimentos físicos ou psíquicos. Observando-se outros aspectos da vida humana, nota-se que no âmbito da arquitetura e do urbanismo, por exemplo, faz-se necessário um olhar especial para a pessoa idosa, uma vez que suas necessidades são particulares e devem ser contempladas. Na economia e nas ciências sociais, o envelhecimento populacional traz à tona diversas peculiaridades como as questões previdenciárias e de políticas públicas. Em suma, o impacto do envelhecimento populacional é sentido nas mais diversas áreas do conhecimento, o que faz com que a sua apreciação seja oportuna nas Sessões Averroes, de forma interdisciplinar, a fim de gerar reflexões para contribuir com a ideia que temos de pessoa idosa e também para a análise de questões sociais e a formulação de políticas públicas.
Sobre a Sessão Averroes
Destinada a profissionais e estudantes das áreas da medicina e da saúde, e também ao público em geral interessado em questões que tangenciam a vida, a morte, o envelhecimento e os cuidados na terminalidade da vida, a Sessão Averroes é um programa permanente da Cinemateca Brasileira desde 2009, fruto de parceria entre Cinemateca, Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ.
As sessões, batizadas em alusão a Averroes, considerado um dos pais da medicina, acontecem na última quarta-feira de cada mês, sempre às 19h00. Excepcionalmente, neste mês, a sessão foi realizada em uma quinta-feira. Não haverá sessão em Novembro. A próxima atividade está marcada para o dia 3 de dezembro, uma quarta-feira.
A atividade conta com apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e da Coordenadoria de Políticas para Idosos da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 próximo ao Metrô Vila Mariana
(11) 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br
|
|