Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Exposição que reúne obras do cartunista Laerte está em cartaz no Itaú Cultural

  16/09/2014



Entre no labirinto do Minotauro. De 20 de setembro a 2 de novembro, ocorre no Itaú Cultural, em São Paulo, a Ocupação Laerte, uma retrospectiva que traz cerca de 2 mil trabalhos de um dos mais importantes nomes dos quadrinhos brasileiros. Com curadoria do também quadrinista Rafael Coutinho, filho da artista, e cenografia de Fred Teixeira, a mostra aborda os percursos afetivo, político e criativo de Laerte. A abertura acontece no dia 20, a partir das 12h.

A figura do Minotauro – o monstro da mitologia grega que guarda um labirinto inescapável – é recorrente na produção da homenageada e inspira a cenografia. O visitante percorre um espaço onde vários momentos da carreira se interligam: sua participação no movimento sindical e na luta pelas Diretas e pela anistia; a publicação de décadas nos maiores jornais do país; a parceria com Angeli, Glauco e Toninho Mendes na Circo Editorial, fundamental na história da HQ brasileira; a mudança de estilo a partir de 2004 e o ativismo nas questões de gênero.

“Hoje, o Laerte é o maior cartunista brasileiro”, reconheceu, “com raiva!”, Angeli, em entrevista ao site da Ocupação. Para André Dahmer, autor dos Malvados, “Laerte é tão importante quanto Robert Crumb e Millôr Fernandes”.



Mais de 40 anos de produção


Laerte trabalha profissionalmente com quadrinhos desde a década de 1970. Foi fundadora, com o artista visual Luiz Gê, da revista universitária Balão, que revelou uma série de talentos na área dos quadrinhos. Venceu o 1º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 1974. Em 1978, fundou, com o jornalista Sérgio Gomes, a Oboré, agência especializada em material de comunicação para sindicatos e movimentos sociais. Na década de 1980, publicou na Circo, tanto nas revistas de outros desenhistas (como a Chiclete com Banana, de Angeli) quanto em sua própria, a Piratas do Tietê.

Publicou também, ao longo desse período, tiras e cartuns na Gazeta Mercantil, na Folha de S.Paulo e no Estado de S. Paulo, entre outros jornais. Criou nesses veículos dezenas de personagens – entre eles o Hugo (que se tornou Muriel), os Gatos, o Overman, o Fagundes, o Síndico. Na década de 2000, terminado um “ciclo”, como ela conta, abandonou os personagens e passou a explorar outros tipos de narrativa: não só o humor, mas também o absurdo, a metalinguagem e a autobiografia, além de outros estilos de traço e materiais pictóricos.

Permanecem durante os 40 anos de produção uma inventividade surpreendente, uma visão política humanista e um olhar crítico e atento ao cotidiano. Você pode conhecer as tirinhas de personagens e das revistas de banca no site da artista e a “segunda fase” no blog Manual do Minotauro.



Na rede e no papel

No dia da abertura, o site da Ocupação lança uma seção dedicada à artista. Além de centenas de HQs, estarão disponíveis entrevistas com Rafael Coutinho, com as irmãs de Laerte Marília e Helena Coutinho, com os quadrinistas Angeli, Zélio, Ciça, André Dahmer, o editor Toninho Mendes, o diretor teatral Naum Alves de Souza, o diretor da Oboré Sérgio Gomes e, é claro, Laerte – em um bate-papo com a psicóloga Maria Rita Kehl, a escritora Ivana Arruda Leite e o cartunista Eloar Guazzelli.

Ainda mais, no período da mostra será distribuída uma publicação sobre Laerte. Nela, a pesquisadora Maria Clara Carneiro e o jornalista André Conti analisam a obra, e a psicanalista Letícia Lanz fala sobre identidade, sexo e gênero. O material também estará publicado na nossa estante no Issuu.

Acesse o que foi produzido para os homenageados anteriores: o site da Ocupação tem entrevistas e parte do material das mostras sobre Angeli, Zé Celso, Mário de Andrade, Nelson Rodrigues, Paulo Leminski etc. Veja também publicações para Sergio Britto, Zuzu Angel e Jards Macalé, entre outras.

Ocupação Laerte
sábado 20 de setembro a domingo 2 de novembro
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h
piso térreo


Coquetel de abertura
sábado 20 de setembro
às 12h
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online