Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Repórteres do Futuro sabatinam General do Exército e fotojornalista neste sábado (13)

  12/09/2014



O próximo encontro do XIII Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, que ocorre neste sábado (13), contará com jornada dupla e dois palestrantes de peso.

Pela manhã, das 9h às 12h, o General Rêgo Barros, chefe do CCOMCEx – Centro de Comunicação Social do Exército, fará uma palestra sobre a relação dos militares brasileiros com a imprensa em missões de paz, e na sequência concederá entrevista coletiva aos estudantes do Repórter do Futuro.

À tarde, das 14h às 17h30, o fotojornalista André Liohn contará sobre sua experiência em mais de dez anos de cobertura de situações de conflito armado e outras situações de violência e também será sabatinado pelos jovens jornalistas.

O encontro acontece no Plenário das Câmaras da nova sede da OAB-SP – Ordem dos Advogados do Brasil seccional São Paulo: r. Dona Maria Paula, 35, 1º andar.

Sobre o Gal. Rego Barros

General de Brigada Otávio Santana do Rêgo Barros ocupa desde 15 de abril o cargo de Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx).

Foi comandante da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada de Juiz de Fora e coordenou a Força de Pacificação que ocupou o Complexo do Alemão, entre novembro de 2011 a fevereiro de 2012, quando cerca de mil homens da cidade ocuparam o conjunto de favelas na Zona Norte da capital fluminense.

Posteriormente, coordenou o 17º Contingente Brasileiro da Missão para Estabilização do Haiti da Organização das Nações Unidas (Minustah), na mesma época em que foi o responsável estratégico pela segurança da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, tendo sob seu comando cerca de 1.200 militares da 4ª Brigada, brigadas do Exército de Brasília e Goiânia (GO), além de homens da Brigada de Operações Especiais do Exército, da Polícia Federal e dos órgãos de segurança pública municipal e estadual do Rio de Janeiro, que atuaram dentro do Riocentro. 

Sobre André Lihon

Fotojornalista freelance brasileiro cobrindo os conflitos no Oriente Médio, África Oriental e América do Sul. Nascido em Botucatu, mudou-se para a Noruega na idade de 20. Em abril de 2012, ganhou o Liohn Robert Capa Gold Medal Award oferecido anualmente pelo Overseas Press Club por sua reportagem fotográfica da guerra civil da Líbia de 2011.

Seu trabalho documentando os desafios enfrentados por funcionários da saúde em áreas de conflito, tem sido utilizado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha na campanha internacional em “Health Care in Danger” denunciando a violência contra funcionários da saúde em todo o mundo.

Suas fotos foram publicadas pela Der Spiegel, The New York Times, Newsweek, The Guardian, El Pais, Le Point, Tempo, STATUS, Die Welt, Stern, A Magasinet, Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo. Seus vídeos são frequentemente transmitido na BBC, CNN, Al Jazeera Inglês, RAI, NRK, ITV, SBT, Der Spiegel TV, RTL, France 24, etc.

Sobre o Curso

O 13º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, que integra o Projeto Repórter do Futuro, promovido pelo CICV em parceria com a OBORÉ, IPFD - Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, acontece nos dias 16 e 30 de agosto e 13 e 27 de novembro, respectivamente no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ, Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Paulo, nova sede da OAB-SP e Centro Cultural da Intercom Prof. Dr. José Marques de Melo.

O módulo conta com o copatrocínio do Sindicato dos Professores de São Paulo - SINPRO-SP e apoio da Fundação Memorial da América Latina, Cátedra UNESCO de Comunicação, Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo – SJSP, Hospital Premier/Grupo MAIS, as revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Samuel e Fórum, o blog O Xis da Questão e com a coordenação dos Cursos de Jornalismo da Cásper Líbero, ESPM, Mackenzie, Metodista-SP, PUCSP e USP.

Programação

2 de agosto 9h00

Encontro de confraternização e seleção dos candidatos

Apresentação de Felipe Donoso, chefe da delegação regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)

Espaço Vladimir Herzog - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rego Freitas, 530 - Sobreloja - Vila Buarque - São Paulo.


16 de agosto 9h00

Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados

Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV
Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ

Rua Rego Freitas, 454 - 8° andar - Vila Buarque

 

23 de agosto 9h00

Origem e funções da Ouvidoria de Polícia de São Paulo

Júlio Neves, ouvidor de Polícia do Estado de São Paulo
Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ

Rua Rego Freitas, 454 - 8° andar - Vila Buarque

 

30 de agosto 9h00

Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo

André Vianna, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo
Sala Titanic da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Paulo

Av. Higienópolis, 890 - Higienópolis

 

13 de setembro 9h00

A relação do Exército com a imprensa em missões de paz

General Rêgo Barros, diretor do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx)
Plenário das Câmaras da nova sede da OAB-SP

Rua Maria Paula, 35 - 1º andar (esquina com Av. Brigadeiro Faria Lima)

14h00

Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência

André Liohn, fotojornalista
Plenário das Câmaras da nova sede da OAB-SP

Rua Maria Paula, 35 - 1º andar (esquina com Av. Brigadeiro Faria Lima)

 

27 de setembro

Encontro de avaliação e entrega de certificado

Representante do CICV

Centro Cultural da Intercom Prof. Dr. José Marques de Melo
Rua Joaquim Antunes, 711 - Pinheiros

 

Mais informações:

OBORÉ – Projetos Especiais

reporterdofuturo@obore.com

Para saber mais sobre o CICV

www.cicr.org/por

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online