|
12/09/2014
VII CICLO DE CINEMA E REFLEXÃO
APRENDER A VIVER, APRENDER A MORRER
11 a 13 de setembro de 2014
Cinemateca Brasileira
São Paulo, Brasil
Três dias dedicados a um profundo e intenso diálogo com o objetivo de refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade através da exibição de filmes, mesas de reflexão e atividades técnico-científicas e culturais.
SESSÃO AVERROES DE CINEMA E REFLEXÃO
Trata-se de atividade mensal, gratuita e aberta ao público em geral, onde há a projeção de uma obra cinematográfica seguida de mesa de reflexão com especialistas das mais variadas áreas do saber. Seu intuito é refletir sobre o cinema enquanto recurso de ensino-aprendizagem, difusão, troca e ampliação de conhecimentos sobre temas ligados à vida e sua terminalidade, ao envelhecimento e aos desafios dos cuidados paliativos.
PROGRAMAÇÃO
11 de setembro, quinta-feira, 19h, Sala BNDES
Filme: Vermelho como o céu (Rosso Come Il Cielo), de Cristiano Bortone.
(Itália, 2006). 96 minutos. Drama. Com Francesco Campobasso, Luca Capriotti e Simone Colombari.
Garoto toscano apaixonado por cinema perde a visão após acidente com arma de fogo. Rejeitado pela escola pública, é enviado a um instituto de deficientes visuais, em Gênova, onde descobre novos amigos e uma nova forma de enfrentar sua condição.
12 de setembro, sexta-feira, 19h, Sala BNDES
Filme: Um golpe do destino (The Doctor), de Randa Hainess.
(EUA, 1991). 122 minutos. Drama. Com William Hurt, Christine Lahti e Elizabeth Perkins.
Médico bem sucedido, rico e sem problemas na vida recebe diagnóstico de que está com câncer de garganta e passa ver a medicina, os hospitais e os médicos sob uma perspectiva diferente, ou seja, sob a pele do paciente.
13 de setembro, sábado, 19h, Sala BNDES
Filme: Nenhum a menos (Yi Ge Dou Bu Neng Shao), de Zhang Yimou.
(China, 1999). 106 minutos. Com Wei Minzhi, Zhang Huike e Sun Zhimei.
Filme retrata as dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Mas um garoto desaparece da escola e a jovem professora vai atrás do aluno em direção à cidade resgatá-lo. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza (1999).
VII CICLO DE CINEMA E REFLEXÃO
APRENDER A VIVER, APRENDER A MORRER
11 a 13 de setembro de 2014
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino – São Paulo
Mais informações:
www.grupomaissaude.com.br
II ENCONTRO BRASILEIRO DE SERVIÇOS DE CUIDADOS PALIATIVOS (necessita de inscrição prévia)
Políticas Públicas e Cidadania: quais são as necessidades dos Cuidados Paliativos no Brasil?
Depois da proposta de mapear e promover a troca de experiências entre os Serviços de Cuidados Paliativos existentes no país, neste ano, o II Encontro propõe-se ao desafio de discutir o papel que cabe aos Cuidados Paliativos no cenário das políticas públicas de saúde. Um dos resultados práticos será a produção e apresentação do Atlas de Cuidados Paliativos no Brasil como forma de dar a conhecer o passo a passo desse esforço conjunto de registrar os problemas, as necessidades e as potencialidades na área.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
|
|