|
28/08/2014
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo serão tema de palestra e entrevista coletiva com o coronel da reserva da Polícia Militar André Vianna neste sábado (30), às 9h.
O encontro de Vianna com os 20 estudantes universitários que participam do XIII Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência será realizado na sala Titanic da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Paulo (Av. Higienópolis, 890).
Consultor do CICV para o Programa para Forças Policiais e de Segurança, o ex-coronel irá expor parâmetros que possibilitem o entendimento do que seria o ideal de conduta da PM em situações do uso da força e compará-los com a realidade.
Leia mais:
Ouvidor de polícia de SP é a favor da desmilitarização da PM
Um a cada quatro jornalistas morrem em cobertura de conflitos armados
Confira a lista dos selecionados para o 13º Curso sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado
Sobre o curso
O 13º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, que integra o Projeto Repórter do Futuro, promovido pelo CICV em parceria com a OBORÉ, IPFD - Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, acontece nos dias 16 e 30 de agosto e 13 e 27 de novembro, respectivamente no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ, Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Paulo, nova sede da OAB-SP e Centro Cultural da Intercom Prof. Dr. José Marques de Melo.
O módulo conta com o copatrocínio do Sindicato dos Professores de São Paulo - SINPRO-SP e apoio da Fundação Memorial da América Latina, Cátedra UNESCO de Comunicação, Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo – SJSP, Hospital Premier/Grupo MAIS, as revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Samuel e Fórum, o blog O Xis da Questão e com a coordenação dos Cursos de Jornalismo da Cásper Líbero, ESPM, Mackenzie, Metodista-SP, PUCSP e USP.
Metodologia Repórter do Futuro
O curso consiste em Encontros, cada qual composto por 1 hora de Palestra, ministrada por especialistas, 40 minutos de Conferência de Imprensa, momento em que os alunos esclarecem suas dúvidas, e 30 minutos de Entrevista Coletiva, espaço de tempo para os jovens repórteres captarem do entrevistado informações que sejam de interesse público e sirvam para a produção de uma matéria, a ser entregue no prazo determinado pela Coordenação Pedagógica.
Os Encontros são realizados sempre aos sábados, nos períodos matutinos (9h às 13h), ou com raras exceções à tarde (14h às 18h), no intuito de não coincidir com as atividades universitárias.
Semanalmente é oferecido aos estudantes 1 hora de atendimento individual com os jornalistas e professores que compõem a Coordenação do Projeto Repórter do Futuro, com o objetivo de prestar orientação textual e jornalística, de forma personalizada, sendo possível avaliar as qualidades a serem potencializadas e defeitos a serem trabalhados em cada aluno.
Pacto de Reembolsa
Para medir o empenho real de cada participante, o projeto considera o critério da “Reembolsa”: os alunos se comprometem a pagar o curso ao se inscreverem (entregando um cheque caução no valor de um salário mínimo), mas, ao final, recebem o dinheiro de volta, desde que 1) participem de todas os encontros, 2) submetam-se a, ao menos, um atendimento individual com um dos coordenadores pedagógicos, 3) produzam todas as matérias semanais na sequência de cada encontro e 4) consigam publicar ao menos uma delas, em qualquer veículo de comunicação que tenha um editor responsável.
Esta metodologia é resultado de 20 anos de desenvolvimento de cursos de complementação universitária realizados no âmbito do Projeto Repórter do Futuro.
Programação
2 de agosto 9h00
Encontro de confraternização e seleção dos candidatos
Apresentação de Felipe Donoso, chefe da delegação regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)
Espaço Vladimir Herzog - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rego Freitas, 530 - Sobreloja - Vila Buarque - São Paulo.
16 de agosto 9h00
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV
Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ
Rua Rego Freitas, 454 - 8° andar - Vila Buarque
23 de agosto 9h00
Origem e funções da Ouvidoria de Polícia de São Paulo
Júlio Neves, ouvidor de Polícia do Estado de São Paulo
Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ
Rua Rego Freitas, 454 - 8° andar - Vila Buarque
30 de agosto 9h00
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
André Vianna, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo
Sala Titanic da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Paulo
Av. Higienópolis, 890 - Higienópolis
13 de setembro 9h00
A relação do Exército com a imprensa em missões de paz
General Rêgo Barros, diretor do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx)
Nova sede da OAB-SP
Rua Maria Paula, 35 (esquina com Av. Brigadeiro Faria Lima)
14h00
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência
André Liohn, fotojornalista
Nova sede da OAB-SP
Rua Maria Paula, 35 (esquina com Av. Brigadeiro Faria Lima)
27 de setembro
Encontro de avaliação e entrega de certificado
Representante do CICV
Centro Cultural da Intercom Prof. Dr. José Marques de Melo
Rua Joaquim Antunes, 711 - Pinheiros
Mais informações:
OBORÉ – Projetos Especiais
reporterdofuturo@obore.com
Para saber mais sobre o CICV
www.cicr.org/por
|
|