Sábado, 22 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Repórter do Futuro promove entrevista coletiva com Ouvidor da Polícia de São Paulo

  21/08/2014



O Ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Júlio Neves, será entrevistado pelos 20 estudantes do XIII Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência neste próximo sábado (23), às 9h, na Matilha Cultural (r. Rego Freitas, 542).

Antes da fala do ouvidor, está prevista a exibição do filme “Junho”, de João Wainer/TV Folha, que narra as manifestações populares ocorridas em 2013 em diversas cidades do Brasil. Na sequência, Neves fará uma palestra sobre a origem e funcionamento da Ouvidoria de Polícia e, então, concederá a entrevista.

Este é segundo encontro do curso. No sábado anterior (16), o conferencista convidado foi Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que palestrou sobre os limites jurídicos do Direito Internacional Humanitário.

Confira o trailer do filme "Junho":

Sobre o Ouvidor

Julio Cesar Fernandes Neves é advogado, formado em Direito pela Universidade Mackenzie em 1982, e membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo. Sua trajetória de militância nas causas sociais tem origem em 1978 quando, ainda estudante universitário, se engajou no movimento pela formação do Comitê Brasileiro de Anistia (CBA), fundado em maio daquele ano, dando início à campanha nacional pela "Anistia Ampla, Geral e Irrestrita".

No ano de 1982, Julio atuou como advogado dos estudantes da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, que ameaçava encerrar suas atividades acadêmicas, resultando na formação de um novo conselho curador que revitalizou a instituição. Nesse ano, teve dinâmica participação na campanha eleitoral da primeira eleição livre e direta para governador do Estado após o Golpe Militar de 1964.

Foi Procurador do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, na área de acidentes de trabalho, por quinze anos. Advogado do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo desde 1986, exerceu a função de conselheiro da extinta Companhia Municipal de Transportes Coletivos - CMTC, eleito como representante dos empregados. É advogado no Tribunal do Júri, onde defendeu gratuitamente dezenas de réus de baixa renda, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de sócio do escritório estabelecido pelo saudoso Conselheiro da República Aldo Lins e Silva, exercendo seu ofício na área criminal.

Em julho de 2005, foi nomeado assessor da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, e a seguir eleito pelo Conselho do órgão como ouvidor substituto, função que exerceu em dezenas de ocasiões no decorrer de sete anos, durante os impedimentos do então titular.

Em 13 de dezembro de 2013, foi nomeado por decreto do governador Geraldo Alckmin, a partir de indicação da lista tríplice formulada e apresentada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CONDEPE), para exercer o cargo de Ouvidor da Polícia, por um mandato de dois anos.

Sobre o curso

O 13º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, que integra o Projeto Repórter do Futuro, promovido pelo CICV em parceria com a OBORÉ, IPFD - Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, acontece nos dias 16 e 30 de agosto e 13 e 27 de novembro, respectivamente no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ, Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Paulo, nova sede da OAB-SP e Centro Cultural da Intercom Prof. Dr. José Marques de Melo.

O módulo conta com o copatrocínio do Sindicato dos Professores de São Paulo - SINPRO-SP e apoio da Fundação Memorial da América Latina, Cátedra UNESCO de Comunicação, Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo – SJSP, Hospital Premier/Grupo MAIS, as revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Samuel e Fórum, o blog O Xis da Questão e com a coordenação dos Cursos de Jornalismo da Cásper Líbero, ESPM, Mackenzie, Metodista-SP, PUCSP e USP

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online