20/08/2014
Em agosto, a atração da SESSÃO AVERROES é o documentário Budrus, dirigido pela brasileira Julia Bacha (2009). A exibição, que acontece às 19h do dia 20 (quarta), é seguida de Mesa de Reflexão coordenada por Sergio Gomes, com participação do jornalista João Paulo Charleaux.
Budrus é um vilarejo localizado na fronteira entre a Cisjordânia e Israel. Ali, em 2003, foi realizado um protesto não-violento cuja causa foi atribuída ao anúncio da construção de um muro pelos israelenses que destruiria oliveiras históricas e economicamente importantes para a comunidade.
Ayed Morrar e sua filha estavam à frente do movimento, que conseguiu unir facções palestinas rivais, como o Fatah e o Hamas, e ainda judeus progressistas.
O filme é vencedor de mais de 15 prêmios internacionais e dá visibilidade a este pequeno movimento que uniu judeus e árabes muçulmanos, numa demonstração concreta de que a paz é uma tarefa possível.
Sobre a Sessão Averroes
A SESSÃO AVERROES é destinada a profissionais e estudantes das áreas da medicina e da saúde, e também ao público em geral interessado em questões que tangenciam a vida, a morte, o envelhecimento e os cuidados na terminalidade da vida.
Trata-se de um programa permanente da Cinemateca Brasileira desde 2009, fruto de parceria entre Cinemateca, Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ. As sessões, batizadas em alusão a Averroes, considerado um dos pais da medicina, acontecem na última quarta-feira de cada mês, sempre às 19h00. Excepcionalmente neste mês de agosto, a atividade ocorrerá na penúltima semana.
A atividade conta com apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e da Coordenadoria de Políticas para Idosos da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.
SESSÃO AVERROES DE CINEMA E REFLEXÃO
PROGRAMAÇÃO
20.8 | QUARTA
SALA CINEMATECA BNDES
17h30 VISITA MONITORADA PELAS INSTALAÇÕES DA CINEMATECA
18h30 LANCHE DE BOAS VINDAS
19h00 BUDRUS
20h30 MESA DE REFLEXÃO
FICHA TÉCNICA E SINOPSE
BUDRUS
Direção: Julia Bacha.
EUA, Palestina, Israel, 2009, cor, 80' | Exibição em DVD | Legendas em português.
Não indicado para menores de 10 anos
Mesa de Reflexão
João Paulo Charleaux é jornalista. Começou sua carreira na OBORÉ Projetos Especiais. Escreveu para a Folha, o Estado e O Globo. Foi repórter, correspondente estrangeiro, enviado especial e editor de publicações brasileiras e estrangeiras, além de porta-voz e coordenador de comunicação em organizações como a Cruz Vermelha Internacional e a Conectas Direitos Humanos. Integra, há doze anos, a Coordenação do Projeto Repórter do Futuro e, hoje, é um dos editores da VICE.
Sergio Gomes é jornalista. Trabalhou na Folha de S. Paulo e Folhetim, na década de 1970 e é um dos fundadores da OBORÉ, em 1978. Integra o Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog desde 2009. Consultor de Planejamento de Comunicação do Hospital Premier, onde orienta as atividades educativas e culturais do grupo voltadas a discutir as políticas públicas ligadas ao envelhecimento, terminalidade da vida e cuidados paliativos.
ENTRADA FRANCA
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 | próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br
Mais informações nos sites www.grupomaissaude.com.br e www.obore.com |