Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Hoje (20) Sessão Averroes exibe filme sobre demonstração de paz entre judeus e árabes

  20/08/2014


Em agosto, a atração da SESSÃO AVERROES é o documentário Budrus, dirigido pela brasileira Julia Bacha (2009). A exibição, que acontece às 19h do dia 20 (quarta), é seguida de Mesa de Reflexão coordenada por Sergio Gomes, com participação do jornalista João Paulo Charleaux.

Budrus é um vilarejo localizado na fronteira entre a Cisjordânia e Israel. Ali, em 2003,  foi realizado um protesto não-violento cuja causa foi atribuída ao anúncio da construção de um muro pelos israelenses que destruiria oliveiras históricas e economicamente importantes para a comunidade.

Ayed Morrar e sua filha estavam à frente do movimento, que conseguiu unir facções palestinas rivais, como o Fatah e o Hamas, e ainda judeus progressistas.

O filme é vencedor de mais de 15 prêmios internacionais e dá visibilidade a este pequeno movimento que uniu judeus e árabes muçulmanos, numa demonstração concreta de que a paz é uma tarefa possível.

Sobre a Sessão Averroes

A SESSÃO AVERROES é destinada a profissionais e estudantes das áreas da medicina e da saúde, e também ao público em geral interessado em questões que tangenciam a vida, a morte, o envelhecimento e os cuidados na terminalidade da vida.

Trata-se de um programa permanente da Cinemateca Brasileira desde 2009, fruto de parceria entre Cinemateca, Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ. As sessões, batizadas em alusão a Averroes, considerado um dos pais da medicina, acontecem na última quarta-feira de cada mês, sempre às 19h00. Excepcionalmente neste mês de agosto, a atividade ocorrerá na penúltima semana.

A atividade conta com apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e da Coordenadoria de Políticas para Idosos da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.        

SESSÃO AVERROES DE CINEMA E REFLEXÃO

PROGRAMAÇÃO

20.8 | QUARTA

SALA CINEMATECA BNDES

17h30 VISITA MONITORADA PELAS INSTALAÇÕES DA CINEMATECA 

18h30 LANCHE DE BOAS VINDAS

19h00 BUDRUS  

20h30 MESA DE REFLEXÃO   

FICHA TÉCNICA E SINOPSE

BUDRUS

Direção: Julia Bacha.

EUA, Palestina, Israel, 2009, cor, 80' | Exibição em DVD  | Legendas em português.

Não indicado para menores de 10 anos

Mesa de Reflexão

João Paulo Charleaux é jornalista. Começou sua carreira na OBORÉ Projetos Especiais. Escreveu para a Folha, o Estado e O Globo. Foi repórter, correspondente estrangeiro, enviado especial e editor de publicações brasileiras e estrangeiras, além de porta-voz e coordenador de comunicação em organizações como a Cruz Vermelha Internacional e a Conectas Direitos Humanos. Integra, há doze anos, a Coordenação do Projeto Repórter do Futuro e, hoje, é um dos editores da VICE.

Sergio Gomes é jornalista. Trabalhou na Folha de S. Paulo e Folhetim, na década de 1970 e é um dos fundadores da OBORÉ, em 1978. Integra o Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog desde 2009.  Consultor de Planejamento de Comunicação do Hospital Premier, onde orienta as atividades educativas e culturais do grupo voltadas a discutir as políticas públicas ligadas ao envelhecimento, terminalidade da vida e cuidados paliativos.

ENTRADA FRANCA

CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207 | próximo ao Metrô Vila Mariana

Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

www.cinemateca.gov.br

Mais informações nos sites www.grupomaissaude.com.br e www.obore.com
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online