Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Encerradas as inscrições para XIII Curso Jornalismo em Situações de Conflito Armado

  31/07/2014



Estão encerradas as inscrições para o
XIII Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência que será realizado de 2 de agosto a 27 de setembro de 2014, sempre aos sábados, em São Paulo.

Estudantes universitários de todo o Brasil que preencheram a ficha de inscrição disponível nos sites da OBORÉ e do Repórter do Futuro no período de 16 de junho a 30 de julho deverão estar presentes no Encontro de Confraternização e Seleção, que será realizado a partir das 9h do dia 2 de agosto, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas (r. Rego Freitas, 530, sobreloja)

No encontro, os candidatos assistirão a uma palestra sobre Direito Internacional Humanitário e o trabalho desenvolvido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), ministrada por Felipe Donoso, chefe da delegação regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Além disso, os estudantes realizarão um teste de seleção que visa avaliar o perfil dos interessados e identificar quais poderão ter melhor aproveitamento do módulo.
 
Ao todo, serão selecionados 20 participantes, estudantes universitários de graduação que tenham interesse nessa área do jornalismo. Recém-formados também podem inscrever-se porém ficam  sujeitos a disponibilidade de vagas de Observador - assistem as palestras e conferências de imprensa sem participar das dinâmicas do curso.

Promovido pelo CICV, em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais, Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas Sociais (IPFD) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o curso reúne, desde 2001, juristas, militares, policiais e jornalistas para tratar sobre as normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência e sobre o trabalho da imprensa nestes contextos. Além disso, o curso apresenta o perfil da ação humanitária do CICV em cerca de 80 países.

Os conferencistas deste ano serão o assessor jurídico do CICV, Gabriel Valladares; o coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e assessor do CICV, André Vianna; o chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), General Rêgo Barros; e o fotojornalista André Liohn, ganhador de prêmios internacionais com suas reportagens fotográficas  sobre conflitos em países como a Líbia e a Somália.

No mundo todo, o CICV promove cursos, seminários e palestras como forma de aumentar o conhecimento e o respeito às normas internacionais que regem a condução de hostilidades e apresentar o perfil neutro, imparcial e independente de sua ação humanitária em favor das vítimas dos conflitos armados e de outras situações de violência. No Brasil, onde a organização mantém presença permanente desde 1991, este trabalho é feito com membros das Forças Armadas, policiais, autoridades, acadêmicos e jornalistas, entre outros.



Metodologia Repórter do Futuro

O curso consistem em Encontros, cada qual composto por 1 hora de Palestra, ministrada por especialistas, 40 minutos de Conferência de Imprensa, momento em que os alunos esclarecem suas dúvidas, e 30 minutos de Entrevista Coletiva, espaço de tempo para os jovens repórteres captarem do entrevistado informações que sejam de interesse público e sirvam para a produção de uma matéria, a ser entregue no prazo determinado pela Coordenação Pedagógica.

Os Encontros são realizados sempre aos sábados, nos períodos matutinos (9h às 13h), ou com raras exceções à tarde (14h às 18h), no intuito de não coincidir com as atividades universitárias.

Semanalmente é oferecido aos estudantes 1 hora de atendimento individual com os jornalistas e professores que compõem a Coordenação do Projeto Repórter do Futuro, com o objetivo de prestar orientação textual e jornalística, de forma personalizada, sendo possível avaliar as qualidades a serem potencializadas e defeitos a serem trabalhados em cada aluno.

Pacto de Reembolsa

Para medir o empenho real de cada participante, o  projeto considera o critério da “Reembolsa”: os alunos se comprometem a pagar o curso ao se inscreverem (entregando um cheque caução no valor de um salário mínimo), mas, ao final, recebem o dinheiro de volta, desde que 1) participem de todas os encontros, 2) submetam-se a, ao menos, um atendimento individual com um dos coordenadores pedagógicos, 3) produzam todas as matérias semanais na sequência de cada encontro e 4) consigam publicar  ao menos uma delas, em qualquer veículo de comunicação que tenha um editor responsável.

Esta metodologia é resultado de 20 anos de desenvolvimento de cursos de complementação universitária realizados no âmbito do Projeto Repórter do Futuro.


Programação

2 de agosto 9h00
Encontro de confraternização e seleção dos candidatos
Apresentação de Felipe Donoso, chefe da delegação regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)
Espaço Vladimir Herzog - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rego Freitas, 530 - Sobreloja - Vila Buarque - São Paulo.

16 de agosto a 27 de setembro
Centro de Imprensa/Redação – Escola da OBORÉ
Rua Rego Freitas, 454 - 8º andar - Vila Buarque, São Paulo

Os 20 alunos selecionados participarão, aos sábados, das seguintes entrevistas coletivas:

16 de agosto 9h00
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV

30 de agosto 9h00
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
André Vianna, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo

13 de setembro 9h00
A relação do Exército com a imprensa em missões de paz
General Rêgo Barros, diretor do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx)

14h00
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência
André Liohn, fotojornalista

27 de setembro
Encontro de avaliação e entrega de certificado
Representante do CICV

Mais informações:
OBORÉ – Projetos Especiais em Comunicações e Artes
Tel: (11) 3214-3766
Email: reporterdofuturo@obore.com

Para saber mais sobre o CICV
www.cicr.org/por
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online