Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Inscrições para o XIII Curso sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado encerram-se quarta

  28/06/2014



Estudantes universitários de todo o Brasil têm a oportunidade de participar do XIII Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência que será realizado de 2 de agosto a 27 de setembro de 2014, sempre aos sábados, em São Paulo.

De 16 de junho a 30 de julho, os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição, disponível neste link, e estar presente no Encontro de Confraternização e Seleção, que será realizado a partir das 9h do dia 2 de agosto, no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas.

No encontro, os candidatos assistirão a uma palestra sobre Direito Internacional Humanitário e o trabalho desenvolvido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), ministrada por Felipe Donoso, chefe da delegação regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Além disso, os estudantes realizarão um teste de seleção que visa avaliar o perfil dos interessados e identificar quais poderão ter melhor aproveitamento do módulo.
 
Ao todo, serão selecionados 20 participantes, estudantes universitários de graduação que tenham interesse nessa área do jornalismo. Recém-formados também podem inscrever-se porém ficam  sujeitos a disponibilidade de vagas de ouvinte - assistem as palestras e conferências de imprensa sem participar das dinâmicas do curso.

Promovido pelo CICV, em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais, Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas Sociais (IPFD) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o curso reúne, desde 2001, juristas, militares, policiais e jornalistas para tratar sobre as normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência e sobre o trabalho da imprensa nestes contextos. Além disso, o curso apresenta o perfil da ação humanitária do CICV em cerca de 80 países.

Os conferencistas deste ano serão o assessor jurídico do CICV, Gabriel Valladares; o coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e assessor do CICV, André Vianna; o chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), General Rêgo Barros; e o fotojornalista André Liohn, ganhador de prêmios internacionais com suas reportagens fotográficas  sobre conflitos em países como a Líbia e a Somália.

No mundo todo, o CICV promove cursos, seminários e palestras como forma de aumentar o conhecimento e o respeito às normas internacionais que regem a condução de hostilidades e apresentar o perfil neutro, imparcial e independente de sua ação humanitária em favor das vítimas dos conflitos armados e de outras situações de violência. No Brasil, onde a organização mantém presença permanente desde 1991, este trabalho é feito com membros das Forças Armadas, policiais, autoridades, acadêmicos e jornalistas, entre outros.

Inscreva-se: preencha a Ficha de Inscrição, de 16 de junho a 30 de julho.

Confira o convite do premiado fotojornalista André Liohn:


Metodologia Repórter do Futuro

O curso consistem em Encontros, cada qual composto por 1 hora de Palestra, ministrada por especialistas, 40 minutos de Conferência de Imprensa, momento em que os alunos esclarecem suas dúvidas, e 30 minutos de Entrevista Coletiva, espaço de tempo para os jovens repórteres captarem do entrevistado informações que sejam de interesse público e sirvam para a produção de uma matéria, a ser entregue no prazo determinado pela Coordenação Pedagógica.

Os Encontros são realizados sempre aos sábados, nos períodos matutinos (9h às 13h), ou com raras exceções à tarde (14h às 18h), no intuito de não coincidir com as atividades universitárias.

Semanalmente é oferecido aos estudantes 1 hora de atendimento individual com os jornalistas e professores que compõem a Coordenação do Projeto Repórter do Futuro, com o objetivo de prestar orientação textual e jornalística, de forma personalizada, sendo possível avaliar as qualidades a serem potencializadas e defeitos a serem trabalhados em cada aluno.

Pacto de Reembolsa

Para medir o empenho real de cada participante, o  projeto considera o critério da “Reembolsa”: os alunos se comprometem a pagar o curso ao se inscreverem (entregando um cheque caução no valor de um salário mínimo), mas, ao final, recebem o dinheiro de volta, desde que 1) participem de todas os encontros, 2) submetam-se a, ao menos, um atendimento individual com um dos coordenadores pedagógicos, 3) produzam todas as matérias semanais na sequência de cada encontro e 4) consigam publicar  ao menos uma delas, em qualquer veículo de comunicação que tenha um editor responsável.

Esta metodologia é resultado de 20 anos de desenvolvimento de cursos de complementação universitária realizados no âmbito do Projeto Repórter do Futuro.


Programação

2 de agosto 9h00
Encontro de confraternização e seleção dos candidatos
Apresentação de Felipe Donoso, chefe da delegação regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)
Espaço Vladimir Herzog - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rego Freitas, 530 - Sobreloja - Vila Buarque - São Paulo.

16 de agosto a 27 de setembro
Centro de Imprensa/Redação – Escola da OBORÉ
Rua Rego Freitas, 454 - 8º andar - Vila Buarque, São Paulo

Os 20 alunos selecionados participarão, aos sábados, das seguintes entrevistas coletivas:

16 de agosto 9h00
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV

30 de agosto 9h00
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
André Vianna, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo

13 de setembro 9h00
A relação do Exército com a imprensa em missões de paz
General Rêgo Barros, diretor do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx)

14h00
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência
André Liohn, fotojornalista

27 de setembro

Encontro de avaliação e entrega de certificado
Representante do CICV

Mais informações:
OBORÉ – Projetos Especiais em Comunicações e Artes
Tel: (11) 3214-3766
Email: reporterdofuturo@obore.com

Para saber mais sobre o CICV

www.cicr.org/por
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online