Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Instituto Vladimir Herzog lança livro sobre a construção da democracia no Brasil

  29/05/2014



A Editora Instituto Vladimir Herzog lançará no dia 2 de junho, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, o livro 50 Anos Construindo a Democracia – Do Golpe à Comissão da Verdade.

Escrito por Mário Sérgio Moraes, professor e doutor da Faculdade de Comunicação da FAAP e Universidade Mogi das Cruzes, além de doutor pesquisador do Instituto Diversitas da Universidade de São Paulo, a obra é uma análise da democracia durante os últimos 50 anos e da influência da ditadura militar ainda nos dias de hoje.

O lançamento do livro integra a programação especial do Instituto Vladimir Herzog para relembrar os 50 anos do golpe que, em 1964, instalou a ditadura no Brasil.

Por meio de entrevistas feitas com presos e líderes políticos, operários, jornalistas da imprensa alternativa e membros da classe artística, a obra registra o cenário político dos últimos 50 anos, assim como os resquícios da ditadura, sob a ótica dos Direitos Humanos.

Para o professor Mário Sérgio, ainda há uso de tortura e grande fragilidade nos direitos civis. “Nosso objetivo é trazer informações de politização para ajudar os jovens a desenvolverem a consciência política focando nos direitos humanos.”

A ideia para o desenvolvimento do livro foi impulsionada pelas manifestações que ocorreram em diversas capitais brasileiras em junho e julho de 2013 e pelo anseio de maior consciência política e maior respeito aos direitos humanos. Outro fator que motivou a produção da obra foi o interesse do Instituto Vladimir Herzog em disponibilizar às escolas brasileiras conteúdos que abordem o período mais repressivo da ditadura no Brasil. Dessa forma, 50 anos Construindo a Democracia propõe mostrar aos jovens os protagonistas da resistência que lutaram pela democracia brasileira.

O capítulo A hora da virada relata o momento em que os abusos e torturas sofridos por presos políticos foram “revelados” quando Vladimir Herzog morreu torturado nos porões do DOI-CODI. De acordo com Moraes, a morte do jornalista foi um marco e ajudou a mobilizar ainda mais os brasileiros a resistirem à ditadura.

Este é o quarto lançamento da Editora Instituto Vladimir Herzog como parte de sua atuação voltada à recuperação e divulgação da História recente do Brasil, que trouxe anteriormente os títulos O Cardeal da Resistência – as Muitas Vidas de Dom Paulo Evaristo Arns, do autor Ricardo Carvalho; A Constituição de 1988, 25 Anos: A Construção da Democracia & Liberdade de Expressão – O Brasil Antes, Durante e Depois da Constituinte, coordenado por Marcos Emílio Gomes; e o catálogo da exposição Resistir é Preciso..., que está passando por todos os Centros Culturais Banco do Brasil, já tendo estado, com grande afluxo de público, em Brasília e São Paulo, encontra-se agora no Rio de Janeiro e ainda este ano será montada em Belo Horizonte.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online