Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Broinizi debate indicadores do município no encerramento do 7º Descobrir São Paulo

  19/05/2014




O coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, é o convidado da nona e última palestra/conferência de imprensa do 7º Curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter, no dia 24 de maio. Ele abordará o conjunto de indicadores utilizados para nortear o trabalho da Rede e que oferecem um amplo diagnóstico da cidade São Paulo.

 

Broinizi é doutor em história econômica pela USP, professor de história contemporânea e ambiental da PUC/SP e coordenador do ECOS (Núcleo de Estudos Ambientais da PUC-SP).

Com apoio do Ibope, a Rede realiza a pesquisa IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) de percepção sobre a cidade e a administração pública, “que visa possibilitar o monitoramento sistemático da qualidade de vida na cidade de São Paulo” para “é orientar ações de empresas, organizações, governos e toda a sociedade, considerando como foco principal o bem-estar das pessoas”.

 

Criada em 2010, a Rede Nossa São Paulo nasceu em 2007, como movimento, e hoje é composta por 696 organizações da sociedade civil comprometidas com a proposta de “construir uma força política, social e econômica capaz de comprometer a sociedade e sucessivos governos com uma agenda e um conjunto de metas a fim de oferecer melhor qualidade de vida para todos os habitantes da cidade”

A iniciativa define como sendo sua missão “mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, articular e promover ações, visando a uma cidade de São Paulo justa e sustentável.”

A atuação da Rede Nossa São Paulo é baseada em 4 grandes eixos:

Programa de indicadores e metas: Selecionar e organizar os principais indicadores de qualidade de vida para a região de cada subprefeitura e distrito. Manter um banco de dados sobre iniciativas exemplares de sustentabilidade urbana.

Acompanhamento cidadão: Comunicar e disponibilizar a evolução dos indicadores relativos à qualidade de vida em cada subprefeitura e distrito. Fazer o monitoramento sistemático dos trabalhos da Câmara Municipal e acompanhar o Orçamento Municipal. Realizar pesquisas anuais de percepção da população sobre as várias ações municipais em todas as regiões administrativas da cidade.

Educação cidadã: Realizar ações e campanhas visando à revalorização do espaço público, à melhoria da autoestima e ao sentimento de pertencimento à cidade.

Mobilização cidadã: Incentivar a incorporação de novas lideranças, empresas e organizações sociais no movimento. Constituir fóruns nas regiões de todas as regiões de São Paulo. Manter os portais www.nossasaopaulo.org.br e www.cidadessustentaveis.org.br como canais de comunicação efetivos. Gerar exemplaridade para outras cidades, Estados e regiões do Brasil (Rede Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis).

Uma de suas iniciativas, o Programa Cidades Sustentáveis, oferece aos prefeitos uma agenda completa de sustentabilidade urbana associada a indicadores e casos exemplares, como referências a serem seguidas pelos gestores públicos.

A Rede Nossa São Paulo possui Grupos de Trabalho temáticos e interdisciplinares constituídos por representantes de entidades e cidadãos e cumprem uma agenda decidida coletivamente. Um deles é o GT de Acompanhamento da Câmara Municipal de São Paulo.

Conheça as organizações que integram a Rede Nossa São Paulo, clicando neste link.

 

O Portal da Câmara transmite a palestra/conferência de imprensa ao vivo, no dia 24 de maio, a partir das 10 horas.

 

Para assistir, acesse www.camara.sp.gov.br, clique no ícone auditórios online e, então, selecione Sala Luiz Tenório de Lima. 

 

Sobre o curso

 

O curso, de complementacão universitária em jornalismo e gratuito, é realizado em parceria pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, OBORÉ Projetos Especiais e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Conta com o apoio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos/Nivaldo Silva, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, e da coordenação dos principais cursos de Jornalismo de São Paulo, além das revistas Samuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e do blog O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade, do Prof. Manuel Carlos Chaparro.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online