07/05/2014
Manuel Carlos Chaparro, professor livre-docente da Universidade de São Paulo, é o convidado da oitava e última palestra/conferência de imprensa do 7° Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter do Projeto Repórter do Futuro, no sábado, 10 de maio, na Câmara Municipal de São Paulo.
Iniciado em 22 de fevereiro com a Aula Magna do presidente da Câmara, José Américo, sobre o Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo, o curso de complementação universitária em jornalismo discutiu com 22 estudantes de nove diferentes instituições de ensino de São Paulo, Guarulhos e Rio de Janeiro temas considerados prioritários para o desenvolvimento sustentável da cidade, como mobilidade urbana, saúde, inclusão de trabalhadores com deficiência e segurança pública, além de novos mecanismos de participação cidadã.
Em sua palestra, Chaparro abordará a transformação das fontes de informação, antes passivas, em sujeitos jornalísticos capazes de gerar e distribuir informações, além das Novas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Jornalismo do Ministério da Educação – cujo grupo de trabalho integrou e do qual foi relator.
Manuel Carlos Chaparro é é doutor em Ciências da Comunicação e professor de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. É também jornalista, profissão que exerce desde 1957, e autor do blog O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade.
Após a palestra, a coordenação do Projeto Repórter do Futuro realizará avaliação do curso com os estudantes – prática que é repetida desde a criação da iniciativa, há vinte anos. O Portal da Câmara transmite a palestra/conferência de imprensa ao vivo, a partir das 9 horas.
Para assistir, acesse www.camara.sp.gov.br, clique no ícone auditórios online e, então, selecione Sala Oscar Pedroso Horta.
Sobre o curso
O curso, de complementacão universitária em jornalismo e gratuito, é realizado em parceria pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, OBORÉ Projetos Especiais e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Conta com o apoio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos/Nivaldo Silva, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, e da coordenação dos principais cursos de Jornalismo de São Paulo, além das revistas Samuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e do blog O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade, do Prof. Manuel Carlos Chaparro. |