Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Abraji promove 3º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo em MG

  07/04/2014


A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) realizará no próximo dia 26 de abril o 3º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo. O evento ocorrerá no campus da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), em Belo Horizonte (MG). 

Os profissionais da área e estudantes de jornalismo associados à Abraji não pagam para participar da jornada de palestras e oficinas, que serão realizadas das 9h às 17h.  As inscrições já podem ser feitas pelo site da entidade.

Os painéis incluem debates como a investigação de mau uso de dinheiro público, como se preparar para a cobertura das eleições de outubro e uma sessão especial sobre grandes reportagens com Elvira Lobato e José Casado, da equipe de O Globo.

Além dos seminários, serão apresentados os resultados preliminares de um guia de segurança para cobertura de protestos que a Abraji está elaborando. As informações serão anunciadas no painel “Segurança na Cobertura de Manifestações”. 

O seminário sobre o tema contará com a presença dos jornalistas Clarinha Glock, da Unidade de Resposta Rápida do Projeto Impunidade da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), e João Paulo Charleaux, especialista em coberturas em situações de violência e coordenador de comunicação da ONG Conectas Direitos Humanos.

Os jornalistas Mateus Parreiras (Estado de Minas), Marcelo Beraba (Estadão), Ivana Moreira (Veja BH), Alana Rizzo (Veja), Thiago Herdy (O Globo) e Ismar Madeira (TV Globo) também confirmaram presença

Elvira Lobato e José Casado confirmaram presença em uma sessão especial sobre grandes reportagens. Os dois repórteres veteranos contarão suas experiências de apuração e relatarão as dificuldades encontradas na produção de reportagens. O Seminário será realizado pela Abraji em Belo Horizonte, no campus da FUMEC, no próximo dia 26 de abril, a partir das 9h, e tem mais um painel confirmado: “Criação de mapas para visualização de dados” com Daniel Bramatti do Estado de S.Paulo

No painel sobre grandes reportagens, Elvira pretende mostrar como foi o processo de apuração de duas das principais reportagens que realizou: “Agronegócios e pecuária de ponta usam trabalho escravo”, com pesquisa de campo no Pará e em Brasília e levantamento de mais de 200 relatórios, e também a intitulada "Universal chega aos 30 anos com império empresarial", que lhe rendeu o Prêmio Esso de Jornalismo. José Casado, que considera reportagem “a essência e o prazer do jornalismo”, publicou recentemente em O Globo a reportagem “Riocentro: documentos revelam que Figueiredo encobriu atentado”, fruto de um processo longo e trabalhoso de apuração. Casado contou que vai “ouvir, discutir e principalmente aprender com outros repórteres a partir de referências a casos concretos”. 

As grandes reportagens implicam diversos desafios em sua execução. Casado afirma que não há um padrão de dificuldades sofridas e que “toda reportagem é uma descoberta”. Elvira, que planeja enumerar as adversidades surgidas na execução das reportagens, elege como o maior desafio  encontrar o caminho a se seguir para comprovar uma evidência: “É preciso exercer a criatividade de forma a levar ate o resultado final”.

Elvira Lobato, que se especializou em economia e trabalhou cobrindo mercado financeiro por um longo tempo, explica que, seja qual for o tema, conhecimento técnico é fundamental em todas as áreas. Mas a repórter destaca a importância de familiaridade com as áreas de economia e legislação, que auxiliam muito na apuração de grandes reportagens.  “A qualificação profissional é a nossa grande arma”, afirma.

As inscrições para o 3º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo estão abertas e devem ser feitas por este link até o dia 17 de abril. Associados da Abraji em dia com suas anuidades só precisam preencher o cadastro. Os não-associados devem fazer o pagamento de R$ 50 (estudantes) ou R$ 75 (profissionais).

Quando: 26 de abri, a partir de 9h

Onde: campus da FUMEC, Rua Cobre, 200 - Belo Horizonte

 

PROGRAMA

9h - 10h30
Auditório
Verba pública, uso privado
Fábio Fabrini (Estadão)
Mateus Parreiras (Estado de Minas)

Laboratório
Estatística Básica com Excel
Lucas Abreu Maia (Estadão)
Daniel Bramatti (Estadão)

11h - 12h30
Auditório
Eleições - planejamento e cobertura
Marcelo Beraba (Estadão)
Carlos Marcelo (a confirmar)

Laboratório
Limpeza e organização de grandes bases de dados - Open Refine
Marco Túlio Pires (Escola de Dados)

- 12h30 a 14h - Intervalo para almoço - 

14h - 15h30
Auditório
Segurança na cobertura de manifestações e lançamento do guia prático Abraji
João Paulo Charleaux (Conectas)
Clarinha Glock (SIP)

Laboratório
Criação de mapas para visualização de dados
Daniel Bramatti (Estadão)

16h - 17h30
Auditório
Grandes reportagens
José Casado (O Globo)
Elvira Lobato

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online