Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Bussinger defende pacto social para melhorar mobilidade urbana

  24/03/2014



O Plano Diretor Estratégico, sozinho, não conseguirá resolver o impasse da mobilidade urbana. A opinião é do engenheiro Frederico Bussinger, Secretário Municipal de Transportes de São Paulo à época da aprovação do plano em vigor desde 2003, cuja revisão será votada até o fim de abril. "A solução depende de todos os setores que utilizam as várias modalidades de transporte na cidade assumirem o compromisso com a melhora da mobilidade", disse Bussinger na terceira palestra do 7º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter.

 

Consultor do Idelt - Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente, ex-diretor da Companhia Cocas do Estado de São Paulo e de São Sebastião, Secretário Municipal de Transportes de São Paulo, Secretário-Executivo do Ministério dos Transportes e ex-presidente da SPTRANS e da CPTM, além de diretor do METRÔ/SP, Frederico Bussinger criticou quem acredita que o tema da mobilidade urbana interessa apenas aos usuários dos transportes coletivos e condutores de veículos.

 

"A mobilidade inclui o transporte de materiais, de produtos que abastecem o comércio e também a coleta e o descarte do lixo", disse Bussinger. Para ele, equacionar a circulação dos diferentes tipos de veículos que circulam na malha viária é a única forma de encontrar soluções que se sustentem ao longo do tempo. "Se os diferentes interesses envolvidos continuarem olhando apenas para os seus objetivos imediatos, não resolveremos o problema da mobilidade urbana. Ao contrário, a tendência é ele se agravar."

 

Manifestações de Junho

 

Frederico Bussinger respondeu a perguntas dos estudantes sobre o financiamento e a qualidade do transporte público. "Embora o Movimento Passe Livre tenha utilizado um texto que escrevi em 1986 para fundamentar suas reivindicações, discordo de que seja possível para os municípios oferecer transporte gratuito (leia o texto a que ele se refere clicando neste link). Nenhuma grande cidade do mundo consegue fazer isso. Não há recursos." Segundo Bussinger, apesar de a bandeira da tarifa zero ter sido o estopim para as Manifestações de Junho, o que verdadeiramente mobilizou a população para ir às ruas foi a insatisfação com os serviços prestados pelo Estado.

 

Leia os artigos de Frederico Bussinger sobre as Manifestações de Junho, clicando nos links abaixo:

 

 

Em sua exposição, o engenheiro abordou ainda a necessidade de integrar os diferentes tipos de modais para racionalizar o transporte paulistano e de cidade vizinhas da Região Metropolina. "Um caminho que vem sendo trilhado, ainda lentamente, é o aumento do transporte fluvial de materiais. São Paulo é privilegiada no que se refere a rios. O investimento nesse caminho trará bons resultados a curto prazo. Hoje, 46% das viagens de caminhões na malha viária acontecem com eles vazios. Depois de cruzar a cidade lotados de materiais, volta à origem 'batendo lata'. Essa viagem de volta inútil representa desperdício de dinheiro com combustível e ocupação das ruas e avenidas."


 

Para ler o conteúdo da palestra Mobilidade e Logística na Região Metropolitana de São Paulo, de Frederico Bussinger, aos estudantes do 7º Curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter do Projeto Repórter do Futuro, clique neste link.

 

 

Sobre o curso

 

O curso, de complementacão universitária em jornalismo e gratuito, é realizado em parceria pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, OBORÉ Projetos Especiais e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e conta com o apoio das coordenações dos principais cursos de jornalismo da cidade de São Paulo. Conta com o apoio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos/Nivaldo Silva, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, e da coordenação dos principais cursos de Jornalismo de São Paulo, além das revistas Samuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e do blog O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade, do Prof. Manuel Carlos Chaparro.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online