Bussinger defende pacto social para melhorar mobilidade urbana
24/03/2014
OPlano Diretor Estratégico, sozinho, não conseguirá resolver o impasse da mobilidade urbana. A opinião é do engenheiro Frederico Bussinger, Secretário Municipal de Transportes de São Paulo à época da aprovação do plano em vigor desde 2003, cuja revisão será votada até o fim de abril. "A solução depende de todos os setores que utilizam as várias modalidades de transporte na cidade assumirem o compromisso com a melhora da mobilidade", disse Bussinger na terceira palestra do7º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter.
Consultor do Idelt - Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente, ex-diretor da Companhia Cocas do Estado de São Paulo e de São Sebastião, Secretário Municipal de Transportes de São Paulo, Secretário-Executivo do Ministério dos Transportes e ex-presidente da SPTRANS e da CPTM, além de diretor do METRÔ/SP,Frederico Bussinger criticou quem acredita que o tema da mobilidade urbana interessa apenas aos usuários dos transportes coletivos e condutores de veículos.
"A mobilidade inclui o transporte de materiais, de produtos que abastecem o comércio e também a coleta e o descarte do lixo", disse Bussinger.Para ele, equacionar a circulação dos diferentes tipos de veículos que circulam na malha viária é a única forma de encontrar soluções que se sustentem ao longo do tempo. "Se os diferentes interesses envolvidos continuarem olhando apenas para os seus objetivos imediatos, não resolveremos o problema da mobilidade urbana. Ao contrário, a tendência é ele se agravar."
Manifestações de Junho
Frederico Bussinger respondeu a perguntas dos estudantes sobre o financiamento e a qualidade do transporte público. "Embora o Movimento Passe Livre tenha utilizado um texto que escrevi em 1986 para fundamentar suas reivindicações, discordo de que seja possível para os municípios oferecer transporte gratuito (leia o texto a que ele se refere clicando neste link). Nenhuma grande cidade do mundo consegue fazer isso. Não há recursos." Segundo Bussinger, apesar de a bandeira da tarifa zero ter sido o estopim para as Manifestações de Junho, o que verdadeiramente mobilizou a população para ir às ruas foi a insatisfação com os serviços prestados pelo Estado.
Leia os artigos de Frederico Bussinger sobre as Manifestações de Junho, clicando nos links abaixo:
Em sua exposição, o engenheiro abordou ainda a necessidade de integrar os diferentes tipos de modais para racionalizar o transporte paulistano e de cidade vizinhas da Região Metropolina. "Um caminho que vem sendo trilhado, ainda lentamente, é o aumento do transporte fluvial de materiais. São Paulo é privilegiada no que se refere a rios. O investimento nesse caminho trará bons resultados a curto prazo. Hoje, 46% das viagens de caminhões na malha viária acontecem com eles vazios. Depois de cruzar a cidade lotados de materiais, volta à origem 'batendo lata'. Essa viagem de volta inútil representa desperdício de dinheiro com combustível e ocupação das ruas e avenidas."
O curso, de complementacão universitária em jornalismo e gratuito, é realizado em parceria pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, OBORÉ Projetos Especiais e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e conta com o apoio das coordenações dos principais cursos de jornalismo da cidade de São Paulo. Conta com o apoio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos/Nivaldo Silva, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, e da coordenação dos principais cursos de Jornalismo de São Paulo, além das revistasSamuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e do blog O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade, do Prof. Manuel Carlos Chaparro.