Sábado, 22 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Mobilidade Urbana é o tema da terceira aula do 7º Descobrir São Paulo

  20/03/2014



O 7º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter recebe o engenheiro Frederico Bussinger, no sábado (22/3, para discutir o tema Transporte e Mobilidade Urbana em São Paulo.


Bussinger é consultor do Idelt - Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente. Foi diretor das companhias docas do Estado de São Paulo e de São Sebastião, Secretário Municipal de Transportes de São Paulo e Secretário-Executivo do Ministério dos Transportes, além de Presidente da SPTRANS, CPTM e Diretor do METRÔ/SP.

 

Terceira palestra do curso, o assunto esteve no centro das mobilizações de junho em todos o país. A bandeira da tarifa zero, levantada pelo Movimento Passe Livre (MPL), utilizou como suporte teórico um texto escrito por Bussinger 27 anos antes: Transporte coletivo: direito do cidadão, dever do Estado, publicado originalmente nos Cadernos Fundap.

 

Para ler o artigo, clique neste link.

 

O texto de Frederico Bussinger tornou-se referência nos debates que levaram à criação do Movimento Passe Livre, conforme mostra notícia sobre o debate realizado em Plenária do MPL em 29 de janeiro de 2005, em Porto Alegre.

 

Para ler a notícia, clique neste link.

 

Segundo informa a reportagem, o texto de Bussinger foi uma das referências na Exposição de Motivos do Substitutivo Global da Lei do Passe Livre de Florianópolis (PL nº 9685/2002).

 

Para ler a notícia, clique neste link.

 

Em dois artigos escritos para o Porto Gente, Frederico Bussinger abordou a relação entre a questão das mobiliadde urbana e as manifestações de junho. Para ler os artigos, clique nos links abaixo:

 

 

Sobre o curso

 

O curso, de complementacão universitária em jornalismo e gratuito, é realizado em parceria pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, OBORÉ Projetos Especiais e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e conta com o apoio das coordenações dos principais cursos de jornalismo da cidade de São Paulo. Conta com o apoio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos/Nivaldo Silva, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, e da coordenação dos principais cursos de Jornalismo de São Paulo, além das revistas Samuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e do blog O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade, do Prof. Manuel Carlos Chaparro.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online