|
14/10/2002
Em comemoração aos 80 anos do rádio, a OBORÉ promoveu, no último dia 11, no Espaço Unibanco, sessão especial do filme “Uma onda no ar”. A iniciativa contou com a parceria da Quimera Filmes, Mais Filmes e Espaço Unibanco de Cinema. Após a exibição, houve debate com a presença do cineasta Helvécio Ratton, diretor do filme. Participaram do evento 112 pessoas, entre estudantes, profissionais da saúde, da educação, e representantes de rádios comunitárias da região da Grande São Paulo.
Além de Ratton, também participaram do debate o vereador Carlos Néder (PT), autor, com o vereador Ricardo Montoro (PSDB), de projeto de lei que prevê legislação municipal para as rádios comunitárias em São Paulo, o professor Ismar de Oliveira, coordenador do projeto Educom.rádio, a diretora do Distrito de Saúde de Vila Prudente, Denizi de Oliveira, a estudante Isis Lima Soares, integrante do projeto Cala-Boca Já Morreu, e Ivan Rabelo, assessor do vereador Montoro que não pôde comparecer ao debate, mas gravou mensagem.
"Uma onda no ar" conta a história de jovens da periferia de Belo Horizonte que se propuseram a criar uma rádio comunitária e, a despeito de todas as dificuldades, perseguições da polícia federal, inclusive, conseguiram manter a emissora no ar e ganhar o apoio da comunidade. O filme foi inspirado na história da Rádio Favela, de Belo Horizonte, no ar há mais de 20 anos e com autorização para funcionar como rádio educativa há apenas dois.
O evento contou com o apoio do Projeto Educom.rádio, Secretaria Municipal de Educação, Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP e Gabinetes dos Vereadores Ricardo Montoro e Carlos Néder. |
|