07/03/2014
Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo, que será realizado no próximo dia 22 de março no campus de Porto Alegre da Unisinos (av. Luís Manoel Gonzaga, 744). As inscrições são gratuitas para associados da Abraji em dia com a sua anuidade. Jornalistas profissionais e professores sem vínculo com a Abraji pagam R$ 75 e estudantes não associados, R$ 50. O evento é realizado pela Abraji com apoio da Unisinos e patrocínio da Souza Cruz.
O seminário tem duração de um dia (9h a 17h30) e traz painéis sobre Lei de Acesso à Informação, mobilidade urbana e financiamento eleitoral. Também haverá minicursos sobre ferramentas para reportagens, como o Tableau (para produzir visualizações de dados) e o DataPOA, portal de transparência de dados da prefeitura de Porto Alegre.
Entre os jornalistas convidados estão Mauri König (Gazeta do Povo) e Giovani Grizotti (TV Globo). König, que também é diretor da Abraji, falará sobre a construção da série de reportagens sobre desvios de conduta no alto escalão da Polícia Civil do Paraná. Humberto Trezzi e Nilson Mariano, da Zero Hora, abordarão a série de reportagens vencedora do prêmio Esso 2013 que tomou como ponto de partida uma série de documentos guardados com um coronel do DOI-CODI. A cobertura trouxe à tona, entre outros episódios, a confirmação da passagem do deputado Rubens Paiva pelos escritórios do DOI-CODI, no Rio de Janeiro, e a participação dos militares nas explosões do Riocentro.
Atividades paralelas
Como nos Congressos da Abraji, os participantes poderão escolher entre atividades simultâneas. O seminário terá quatro painéis no auditório principal e, ao mesmo tempo, quatro oficinas em um laboratório de informática. Não há inscrição prévia para as atividades. No laboratório de informática, que tem capacidade menor, o preenchimento das vagas será por ordem de chegada. Todos os participantes terão espaço garantido no auditório principal.
Os minicursos serão ministrados por Gil Castello Branco (Contas Abertas), Claudio Weber Abramo (Transparência Brasil) e Guilherme Storck (Gazeta do Povo).
Os interessados em participar do Seminário Regional de Jornalismo Investigativo devem se inscreverpelo site até o dia 14 de março.
PROGRAMAÇÃO
9h00 - 10h30
(Auditório) LAI no Lide - o bom uso da Lei de Acesso no jornalismo regional
Jonathas Costa (O Alvoradense), Juliana Bublitz (Zero Hora) e Paula Sperb (O Caxiense)
(Laboratório) Crime sem Castigo - visualização no Tableau
Guilherme Storck (Gazeta do Povo)
11h00 - 12h30
(Auditório) Mobilidade urbana: para onde (e como) vamos
Daniela Facchini (Embarq Brasil), Clarisse Linke (ITDP) e André Mags (Zero Hora)
(Laboratório) Poder econômico e financiamento eleitoral no Brasil
Claudio Weber Abramo (Transparência Brasil)
14h00 - 15h30
(Auditório) Boas histórias: Dragagem ilegal no Rio Jacuí e Arquivos Secretos do Coronel do DOI-CODI
Fabio Almeida (RBS TV) e Renata Colombo (Rádio Gaúcha); Nilson Mariano e Humberto Trezzi (Zero Hora)
(Laboratório) Investigação do orçamento federal
Gil Castello Branco e Carlos Blener (Contas Abertas)
16h00 - 17h30
(Auditório) Boas histórias: Polícia Fora da Lei e reportagens
Mauri König (Gazeta do Povo) e Giovanni Grizotti (TV Globo)
(Laboratório) DataPOA: dados abertos municipais de Porto Alegre |