Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Em Encontro de apresentação, Repórter do Futuro discute risco a jornalistas
Texto: Rafael Carneiro Cunha | Foto: NH Photos/ Nivaldo Silva
  24/02/2014





Desconfiar sempre da informação recebida e apurar a veracidade dela. Foram essas algumas das dicas que Guilherme Alpendre, secretário-executivo na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e um dos coordenadores do Projeto repórter do Futuro deu aos estudantes do curso, no Encontro de Apresentação e Orientação realizado no sábado (22/2), na Câmara Municipal de São Paulo.

Alpendre apresentou o trabalho desenvolvido pela Abraji e destacou o levantamento de profissionais da imprensa agredidos durante protestos de rua em todo o Brasil, desde junho de 2013. Foram considerados as prisões arbitrárias, os ataques deliberados de manifestantes e policiais, e os episódios de hostilidade que prejudicaram a cobertura da mídia. De acordo com os números, foram 119 casos registrados entre junho de 2013 e fevereiro de 2014.

“A Abraji olha minuciosamente cada situação. Em 2014, o Brasil está sendo apontado como o país mais perigoso do mundo para se trabalhar como repórter devido ao número de mortes desses profissionais, que já somam cinco. Será que podemos afirmar isso mesmo?”

O primeiro dia do Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter teve como objetivo apresentar o curso detalhadamente aos participantes, que também receberam materiais de apoio e orientações gerais. Presente no encontro, a estudante da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), Isabella Feitosa, 24 anos, acredita que o curso pode dar a ela as ferramentas para a produção de reportagens. Segundo ela, a faculdade não tem oferecido isso porque “as disciplinas são mais teóricas”.

Assim como Isabella, o estudante Bruno Lima, da Universidade de Guarulhos, tem expectativa positiva. “Quero conhecer São Paulo melhor”, diz o estudante, que mora em Santa Isabel, cidade do interior paulista. Lima não é o único que vive fora da cidade de São Paulo e segundo o coordenador do Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, Milton Bellintani, diretor-executivo da Escola do Parlamento da Câmara, o número de alunos nessa situação vem crescendo ano a ano. “Isso mostra que hoje existe um grande apelo por cursos de complementação na formação de jornalista”, diz.

A 7ª edição do Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter abordará o novo Plano Diretor Estratégico, a segurança pública, a mobilidade urbana, participação cidadã, habitação, saúde e inclusão de pessoas com deficiência. De acordo com Bellintani, além das temáticas trabalhadas nos anos anteriores, neste ano foram incorporados os assuntos que que mais mobilizaram o paulistano em 2013, como o transporte, a violência e as manifestações de rua.

Sobre o curso

O curso, de complementacão universitária em jornalismo e gratuito, é realizado em parceria pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e conta com o apoio das coordenações dos principais cursos de jornalismo da cidade de São Paulo. Conta com o apoio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos/Nivaldo Silva, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, e da coordenação dos principais cursos de Jornalismo de São Paulo, além das revistas Samuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e do blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Manuel Carlos Chaparro.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online