Sábado, 22 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Medicina do Futuro será tema da primeira Sessão Averroes de 2014

  13/02/2014


Medicina do Futuro: realidade ou ficção?, documentário da série Caminhos da Reportagem (TV Brasil/EBC – Empresa Brasileira de Comunicação), será a atração da primeira SESSÃO AVERROES  de 2014.

A exibição do filme, que aborda os avanços do uso da tecnologia na medicina, será dia 26 de fevereiro (quarta-feira), às 19h, na sala BNDES da Cinemateca Brasileira. A entrada é gratuita.

Na sequência, haverá Mesa de Reflexão com a presença da jornalista Bianca Vasconcellos, diretora da série, do médico Jayme Benarrós, um dos entrevistados da edição, e do jornalista Sergio Gomes, mediador.

Sinopse

Sempre munidos de perseverança e determinação, médicos e pacientes dependem daquilo que acabou de sair dos laboratórios, como uma cápsula que salvou Marina aos 5 anos, e um robô de 3 milhões de dólares que operou o câncer no pâncreas de Ismar, aos 85 anos. Rosita, empresária aposentada, livrou-se de um câncer de mama e da quimioterapia com a radioterapia intra-operatória; no Hospital das Clínicas, o exame com uma cadeira de 100 mil dólares dá o diagnóstico preciso de labirintite e uma máquina de última geração é a garantia de uma biópsia exata em casos de suspeita de câncer labial.

O programa, que integra a série Caminhos da Reportagem (TV Brasil / Empresa Brasil de Comunicação), também mostra a trajetória de Jayme, 58 anos, e sua iminente cegueira precoce. Leonardo, 37 anos, médico brasileiro, encantou os cientistas da NASA: o que a tecnologia pode fazer para substituir um membro ou vencer um diagnóstico trágico? Confira o troca-troca de próteses super modernas (e caras) de um atleta biamputado que pratica diversos esportes. E o que os pinguins têm a ver com o futuro da humanidade? A produção acaba de receber Menção Honrosa no Prêmio SINDHRIO de Jornalismo & Saúde 2013 e foi exibida pela primeira vez na TV em maio do ano passado.

Sobre a Sessão Averroes

A atividade é destinada a profissionais e estudantes das áreas da medicina e da saúde, e ao público em geral interessado em questões que tangenciam a vida, a morte, o envelhecimento e os cuidados na terminalidade da vida.

A SESSÃO AVERROES é um programa permanente da Cinemateca Brasileira desde 2009, fruto de parceria da entidade com o Hospital Premier/Grupo MAIS e a OBORÉ. Neste ano de 2014, as sessões passam a acontecer na última quarta-feira de cada mês, sempre às 19h00.   

Batizado em alusão a Averroes, considerado um dos pais da medicina, a proposta do projeto é debater a condição humana, a vida e sua terminalidade.

A SESSÃO AVERROES deste mês conta com apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, e da TV Brasil / EBC. Mais informações nos sites www.grupomaissaude.com.br e www.obore.com


Assista ao documentário



CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207 | próximo ao Metrô Vila Mariana

Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

www.cinemateca.gov.br

 

PROGRAMAÇÃO

 

26.02 | QUARTA

SALA CINEMATECA BNDES

17h  VISITA MONITORADA PELAS INSTALAÇÕES DA CINEMATECA COM CARMEN TEIXEIRA 

18h30 LANCHE DE BOAS VINDAS

19h00 MEDICINA DO FUTURO: REALIDADE OU FICÇÃO? CAMINHOS DA REPORTAGEM

20h00 MESA DE REFLEXÃO COM BIANCA VASCONCELLOS, JAYME BENARRÓS E SERGIO GOMES.

FICHA TÉCNICA E SINOPSE

Medicina do Futuro: realidade ou ficção? Série Caminhos da Reportagem / TV Brasil / EBC. Direção: Bianca Vasconcellos.

Brasil, 2013, cor, 53’ | Exibição em DVD

Não indicado para menores de 10 anos

Convidados

Bianca Vasconcellos, jornalista, dirige documentários de TV para o programa Caminhos da Reportagem na TV Brasil (EBC), em São Paulo. Menção Honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2013 ("Carandiru, as marcas da intolerância") e em 2012 ("A Mão de Obra  Escrava Urbana") e finalista no Prêmio Esso de Jornalismo (2012). "A Vida por um Fio", exibido na Cinemateca Brasileira (2012), foi finalista do Prêmio Roche de Jornalismo e Saúde da Fundação Gabriel Garcia Márquez (2013).

Jayme Benarrós, médico formado em Grupoterapia com os grupoanalistas Girolamo Lo Verso e Franco Di Maria do Laboratorio de Grupoanalise de Palermo – Italia. Diplomado em Psiquiatria, pela Universidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (RS). Estudou Medicina também na Universidade de Roma e da Universidade Federal do Pará. Atualmente, exerce suas atividades profissionais no Centro de Tratamento Bezerra de Menezes, em São Bernardo do Campo (SP).

Mediador

Sergio Gomes, jornalista, diretor da OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes desde sua criação, em 1978, e consultor de análise e planejamento de Comunicação em Políticas Públicas e Sociais. Desde 2008, integra a equipe de consultores do Hospital Premier / Grupo MAIS, onde contribui na orientação de atividades educativas e culturais do grupo voltadas a discutir as políticas públicas nas áreas do envelhecimento, terminalidade da vida e cuidados paliativos. 

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online