Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Diap, 30 anos a serviço dos trabalhadores
FEPESP
  19/12/2013

Neste 19 de dezembro, o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) completa 30 anos. Hoje, ele reúne cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores, entre centrais, confederações, federações, sindicatos e associações distribuídas em todo o Brasil.

O Departamento tem sede em Brasília e seu trabalho está baseado no acompanhamento dos projetos de lei em curso no Congresso Nacional, o que permite oferecer elementos sobre a atuação parlamentar de deputados e senadores.

O Diap foi idealizado pelo advogado trabalhista Ulisses Riedel de Resende, atual diretor-técnico da entidade. Em 1987, com pouco tempo de existência, desempenhou papel essencial para a defesa dos trabalhadores durante a Assembleia Constituinte.

Além da atuação nas discussões, a entidade foi a responsável por apresentar uma emenda popular sobre os nossos direitos. O documento foi subscrito por mais de 1 milhão de assinaturas de apoio e foi quase que integralmente aprovado pelos deputados, dando origem aos artigos 7º e 8º da Constituição. O 7º assegura os direitos trabalhistas e o 8º, trata do direito de organização sindical.

Como resultado dessa atuação, em 1988 é lançado o livro Quem foi Quem na Constituinte, editado pela OBORÉ, nas questões de interesse dos trabalhadores, contendo o desempenho de deputados e senadores.

Agência e publicações

Além de publicações que orientam o movimento sindical e a sociedade em geral, o Diap mantém uma agência de notícias que veicula diariamente as últimas informações sobre as atividades e acontecimentos do Congresso.

Como exemplo de publicações, em 2009 o Diap intensificou seu trabalho de educação política e publicou o livro Por dentro do governo – como funciona a máquina pública e editou, em parceria com o Inesc, a publicação Reforma Política – a opinião parlamentar.

As notícias e análises são multiplicadas pela imprensa sindical e por outros veículos de comunicação, uma vez que oferecem subsídios sobre os projetos, as votações e o comportamento dos partidos e parlamentares.

Em virtude da credibilidade, os materiais do Departamento orientam, por fim, os próprios deputados e senadores nas questões trabalhistas.

A Fepesp, que completou 25 anos em julho, contribui com o trabalho do Diap desde o princípio. O presidente da Federação, Celso Napolitano, também é, atualmente, quem encabeça o Conselho Diretor da entidade.

Galeria histórica

Em comemoração aos 30 anos, a entidade inaugurou em 03/12 uma galeria histórica em sua sede. No site, estão reunidos alguns das ações que foram desenvolvidas nesse período.

A galeria histórica ficará em exposição permanente na sede do Diap, em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Bloco K, Ed. Seguradoras, Salas 301 a 307).
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online