Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Repórter do Futuro abre o 7° Curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter
Texto: Milton Bellintani | Fotos: João Paulo Brito
  17/12/2013



O 7° Curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter do Projeto Repórter do Futuro foi lançado oficialmente no sábado (14), na Câmara Municipal de São Paulo. O curso, que acontecerá de 22 de fevereiro a 10 de maio recebeu 332 inscrições de estudantes de 30 faculdades: Jornalismo (296 inscrições), Rádio e TV (6), Ciências Sociais (6) e Relações Públicas (1).  O Encontro de Pré-Seleção e Confraternização foi realizado no Salão Nobre da Câmara de Vereadores paulistana, com a presença de 60 estudantes.

Na mesa estavam o jornalista Frederico Barbosa Ghedini, da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de São Paulo, representando o presidente José Américo – que, no domingo, foi reeleito para o cargo para um mandato de mais um ano –; Eros Belletato, diretor-presidente da Escola do Parlamento; Sergio Gomes, coordenador geral do Projeto Repórter do Futuro; e Milton Bellintani, coordenador pedagógico do Curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter e diretor-executivo da Escola do Parlamento. Giulia Afiune, Cristiane Paião, Ana Beatriz Pouza dos Anjos e Deborah Resaghi, ex-alunas do curso, apresentaram os projetos Extremos SP – portal que aborda a vida dos moradores em bairros da periferia paulistana – e Bullying Velado: um retrato desconhecido das pessoas com deficiência – rádiodocumentário finalista do V Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão.

O jornalista Sergio Gomes fez um breve histórico do Projeto Repórter do Futuro e abordou os desafios do jornalismo para fazer uma cobertura competente da realidade paulistana e comprometida com o interesse público. “Para falar sobre São Paulo é preciso conhecer a cidade. Andar por ela. Tomar os ônibus que vão até as bordas e conversar com as pessoas. Ouvir seus problemas, suas expectativas. Quem acha que pode fazer reportagem pelo telefone e pesquisando no Google não será capaz de fazer o jornalismo que São Paulo precisa”, disse.

Milton Bellintani apresentou os temas do 7° Curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter (Plano Diretor Estratégico; Segurança Pública; Mobilidade Urbana; Participação Cidadã; Habitação; Saúde; e Inclusão de Pessoas com Deficiência) e explicou como será a seleção dos 20 estudantes que farão o curso. “Os temas foram selecionados a partir dos assuntos que mobilizaram a cidadania este ano. São Paulo foi às ruas a partir de junho para dizer quais são as prioridades da população. No campo da diversidade, a temática da inclusão ganhou força com a mobilização das entidades que atuam no setor e do poder público para o cumprimento da Lei de Cotas de empregabilidade, da defesa do direito de crianças com deficiência estudarem na escola regular e da ampliação da acessibilidade”, explicou.

Os candidatos a fazer o curso receberam um link para preencher um questionário que visa avaliar a familiaridade dos estudantes com a os temas abordados e terão, como prova, de fazer uma videoreportagem de até 10 minutos sobre um dos assuntos do curso utilizando qualquer meio de gravação: celular, tablet, câmera fotográfica equipada com software de filmagem, ou filmadoras. O prazo de entrega é 31 de janeiro.

O Encontro de Pré-Seleção e Confraternização foi encerrado na Praça Vladimir Herzog, no entorno da Câmara Municipal. Vlado, jornalista assassinado pela ditadura em 25 de outubro de 1975, era diretor de jornalismo da TV Cultura de São Paulo e comandava reportagens que abordavam os problemas da cidade de São Paulo e apontava possíveis soluções – proposta que o curso leva adiante.

Sobre curso

O 7° Curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é uma realização conjunta da Escola do Parlamento da Câmara Municpal de São Paulo, da OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes e a Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Conta com o apoio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos/Nivaldo Silva, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, e coordenação dos principais cursos de Jornalismo de São Paulo, além das revistas Samuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e do blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Manuel Carlos Chaparro.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online