Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Encerram-se hoje as inscrições para o 7º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter

  22/11/2013



Estão abertas as inscrições para o 7º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, módulo do Projeto Repórter do Futuro realizado pela OBORÉ em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e a Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, para estudantes de graduação de quaisquer áreas de formação interessados em aprender técnicas de jornalismo. As inscrições seguirão abertas até 12 de dezembro.

Para inscrever-se, clique aqui.
 
O curso, de complementação universitária em jornalismo, acontecerá de 8 de março a 10 de maio – sempre aos sábados. O Encontro de Seleção e Confraternização está marcado para o dia 14 de dezembro (sábado), das 9h às 13h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

Pelo terceiro ano consecutivamente o curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter será realizado na Câmara Municipal, com transmissão on-line pelo Portal da Câmara.

Em 2014, ano em que a cidade de São Paulo completa 460 anos de sua fundação, os temas que serão abordados pelo curso são o novo Plano Diretor Estratégico; Segurança Pública; Mobilidade Urbana; Participação Cidadã; Habitação; Saúde; e Inclusão de Pessoas com Deficiência, com a participação de especialistas, parlamentares e formadores de opinião.

O Encontro de Pré-Seleção tem como objetivo avaliar o perfil dos candidatos por meio de um questionário - sobre atividades relacionadas à cidade de São Paulo e à temática escolhida - a fim de identificar os 20 estudantes com mais potencial para aproveitar o curso.

Durante o mês de janeiro, os candidatos inscritos deverão produzir um vídeo de até 10 minutos sobre um dos temas ligados ao curso. Ele terá peso importante na escolha dos selecionados.

As aulas, compostas de conferências de imprensa dos especialistas e entrevistas coletivas com os 20 estudantes selecionados, acontecerão nos dias 8, 15, 22 e 29 de março; 5, 12 e 26 de abril; e 10 de maio – sábados –, das 9h às 13h, na Sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo. Todos os encontros serão transmitidos on-line pelo Portal da Câmara.
Durante o curso, os estudantes terão direito a atendimento individual com jornalistas experientes ligados ao Projeto Repórter do Futuro para avaliação dos textos que produzirem.

Segundo o jornalista Milton Bellintani, diretor da Escola do Parlamento, a avaliação individual dos textos por professores-jornalistas é um dos segredos do sucesso do Repórter do Futuro. “Na avaliação final dos alunos dos cursos que realizamos em 2011 e 2012, eles disseram que se ressentem desse tipo de atenção em suas faculdades”, explica.

Como requisito de aprovação ao final do módulo, os estudantes deverão produzir e publicar uma grande reportagem sobre um dos temas abordados em jornal, revista, site, rádio ou TV com editor responsável. Os estudantes que cumprirem os requisitos do curso – assistir presencialmente a todas as oito aulas, escrever uma reportagem sobre cada um dos oito temas do curso no prazo estipulado (72 horas após cada aula), realizar ao menos um atendimento individual e ser aprovado na reportagem final – receberão certificados de participação, que poderão ser computados como horas de atividades complementares em seus cursos de graduação.

Para inscrever-se, clique aqui.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online