Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Em novembro, Sessão Averroes exibe "O Caminho para Casa" e reflete sobre o amor perante a morte

  12/11/2013



Em novembro, a última SESSÃO AVERROES de 2013 exibe uma das obras primas do cinema oriental, “O caminho para casa”, e promove uma reflexão sobre o amor idealizado frente à terminalidade da vida.

A apresentação do filme acontece no dia 26 (terça), às 19h, na sala BNDES da Cinemateca Brasileira. Na sequência, a Mesa de Reflexão estará composta por Maria Júlia Kovács, psicóloga, pesquisadora e professora Livre docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde coordena o Laboratório de Estudos sobre a Morte, e Giovanni di Sarno, médico especialista em pediatria, saúde pública e administração hospitalar, consultor do Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (CEALAG) e docente do programa de pós-graduação em Administração Hospitalar pela Faculdade de Medicina da Santa Casa.

A mediação será da médica paliativista Dalva Yukie Matsumoto.

No filme do aclamado diretor Zhang Yimou, a morte do pai leva o executivo Luo Yusheng de volta para a vila onde nascera. A pedido da mãe, e em respeito à tradição local, o caixão deve ser carregado pela comunidade durante todo o enterro. No trajeto, o executivo reflete sobre a paixão entre seus pais, sobre o relacionamento familiar e as circunstâncias históricas do seu tempo. Roteiro é baseado em livro do novelista Shi Bao (Remembrance).

Sobre a Sessão Averroes

Destinada a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a SESSÃO AVERROES é fruto de parceria entre a Cinemateca, o Hospital Premier/Grupo MAIS e a OBORÉ e acontece na última terça-feira de cada mês, sempre às 19h00.

Batizado em alusão ao filósofo espanhol Averroes, considerado um dos pais da medicina, o projeto debate a condição humana, a vida e sua terminalidade.

A SESSÃO AVERROES deste mês conta com apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Mais informações nos sites www.grupomaissaude.com.br e www.obore.com

Confira análises sobre o filme:

"O Caminho para Casa" é lição de sensibilidade

"O Caminho para Casa" - por Fábio Rockenbach

Assista ao trailer:

Leia também:

Sessão Averroes reflete sobre a busca pelo perdão diante de doenças e da morte

Sessão Averroes de julho realizou discussão sobre discriminação à pessoa idosa

Sessão Averroes reflete sobre relações familiares e o resgate das origens humanas

 

26 de novembro | terça-feira | 19h

Cinemateca Brasileira | Sala BNDES

 

PROGRAMAÇÃO

18h30 LANCHE DE BOAS VINDAS

19h00 O CAMINHO PARA CASA | MESA DE REFLEXÃO COM MARIA JÚLIA KOVÁCS, GIOVANNI DI SARNO E DALVA MATSUMOTO

 

FICHA TÉCNICA E SINOPSE

O caminho para casa (Wo de fu qin mu qin), de Zhang Yimou.

China, 2000, 35mm, cor, 100’ | Legandas em português | Exibição em DVD

Com Zhang Ziyi, Sun Honglei e Zheng Hao

Não indicado para menores de 10 anos

ENTRADA FRANCA

Mesa de Reflexão:

Maria Júlia Kovács - Psicóloga, professora e pesquisadora. Livre docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde coordena o Laboratório de Estudos sobre a Morte. Seus estudos estão voltados a temas como morte, luto, bioética, formação de profissionais de saúde e educação. Concluiu livre docência em 2002 com a tese: Educação para a Morte: Desafio na formação de profissionais de saúde e educação.

Giovanni di Sarno - Médico especialista em pediatria, saúde pública e administração hospitalar. Foi gestor do Hospital Brigadeiro e Superintendente do Hospital do Servidor Público Municipal. É consultor do CEALAG - centro de estudos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e docente do programa de pós graduação em Administração Hospitalar pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Mediação:

Dalva Yukie Matsumoto - Médica oncologista e paliativista, coordenadora da Assistência Domiciliária e da Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, diretora clínica do Hospital Premier e diretora do Instituto Paliar.


CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207 | próximo ao Metrô Vila Mariana

Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

www.cinemateca.gov.br

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online