Sábado, 22 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Após viagem à Amazônia, Repórteres do Futuro participam de reunião de balanço neste sábado (9)

  04/11/2013



Os 17 estudantes do Projeto Repórter do Futuro que participaram da 7ª Viagem de Estudos e Reportagens à Amazônia, realizada de 20 a 25 de outubro, participarão de uma reunião de balanço sobre esta experiência no próximo sábado (9/11), às 9h, no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ.

Durante os 6 dias de jornada, os jovens jornalistas conheceram pontos estratégicos das Forças Armadas localizados nos arredores de Manaus.

A atividade foi realizada através de uma parceria entre CCOMSEX (Centro de Comunicação Social do Exército), CECOMSAER (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica) e OBORÉ, no âmbito de desdobramento do 7º Curso “Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter”, do Projeto Repórter do Futuro, e do Projeto Formadores de Opinião, do CCOMSEX.

Na segunda (21), após um domingo inteiro de deslocamento da base aérea de Guarulhos, com escala em Brasília, até a capital amazonense, os estudantes participaram de palestra e entrevista coletiva com o general Jaborandy, chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia (CMA), com o major brigadeiro do ar Perez, comandante do 7° Comando Aéreo Regional (VII COMAR), e com o capitão de mar e guerra Andrade Lima, comandante do 9º Distrito Naval, na sede do CMA.

Na sequência, os estudantes visitaram o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e o Zoológico de Manaus, que pertence ao CIGS.

Leia aqui: 7ª turma de repórteres do futuro chega à Amazônia

A terça-feira (22) foi destinada às instituições responsáveis pelo controle e monitoramento do espaço aéreo da Amazônia brasileira: CINDACTA IV (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia), Base Aérea de Manaus e a COMARA (Comissão de Aeroportos da Região Amazônica).

As entrevistas coletivas concedidas por brigadeiros que gerenciam estas unidades naturalmente foram focadas na defesa aeroespacial, o gerenciamento do trafego aéreo, busca e salvamento e a meteorologia aeronáutica da região Amazônica.

Leia aqui: Estudantes de jornalismo conhecem sistema de monitoramento do espaço aéreo da Amazônia

A atuação da 12ª Região Militar Mendonça Furtado, da Marinha, que abrange Roraima, Rondônia, Amazonas e Acre, do CECMA (Centro de Embarcação do Comando Militar da Amazônia), e do 9º Distrito Naval foi o principal tema das pautas na quarta-feira (23).

Os estudantes ainda estiveram a bordo do NAsH (Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro), embarcação equipada com farmácia, laboratórios, consultório odontológico, equipamentos de raio-x, eletrocardiograma, ultrassom, enfermaria e um mamógrafo para atender comunidades ribeirinhas.

Leia aqui: Atendimento às populações ribeirinhas também é missão das Forças Armadas

Por fim, no último dia da viagem os Repórteres do Futuro viajaram até o Pelotão Especial de Fronteira (PEF) de Iauaretê, vilarejo de São Gabriel da Cachoeira (AM), na divisa com a Colômbia.

No Pelotão, os estudantes conheceram a realidade do distante vilarejo, habitado por 40 mil pessoas, dos quais 90% são formados por indígenas de 23 tribos distintas.

Leia aqui: Das asas da Força Aérea, estudantes da Oboré desembarcam na fronteira Brasil-Colômbia

Assista a reportagem da TV Brasil sobre a 7ª Viagem de Estudos e Reportagens à Amazônia:

Confira as foto da viagem:

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online