|
16/10/2013
A 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo, o 8º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e a 5ª Conferência Latinoamericana de Periodismo de Investigación formaram um único grande evento em 2013 no Rio de Janeiro, o maior até hoje sobre o tema. Foram cerca de 1300 pessoas de aproximadamente 60 países que participaram das mais de 150 atividades durante os quatro dias do encontro.
*Veja o infográfico com o perfil dos palestrantes e participantes da GIJC.
Até então, quase todas as conferências globais haviam sido realizadas na Europa, com a exceção de Toronto, no Canadá, em 2007. No encerramento do evento no Rio de Janeiro, Brant Houston, representante da Global Investigative Journalism Network, comemorou o sucesso do evento.
“Não seríamos globais enquanto não viéssemos para a América Latina. Obrigada a todos por essa maravilhosa Conferência Global de Jornalismo Investigativo, a maior de todas”, declarou Houston.
O presidente da Associação Brasileira de Jornalismo investigativo (Abraji), o jornalista Marcelo Moreira, também discursou a respeito do encontro que fez os jornalistas virarem notícia. “Reunimos três entidades que defendem os jornalistas com muita força.”
Texto: Carolline Carvalho (4º ano ECO/UFRJ)
Texto e infografia: Déborah Araujo (4º ano ECO/UFRJ) |
|