Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Sessão Averroes de outubro aborda a reconciliação familiar em fases de enfermidade

  08/10/2013



Em outubro, a SESSÃO AVERROES aborda a reconciliação familiar em fases de enfermidade a partir da exibição do filme “História Real”, de David Lynch.

A exibição, seguida de Mesa de Reflexão, acontece às 19h do dia 15 (terça), na Sala Petrobrás da Cinemateca Brasileira - excepcionalmente antecipada devido a interrupção das sessões em agosto e setembro, por conta da realização do VI Ciclo de Cinema e Reflexão: Aprender a Viver, Aprender a Morrer.

Os convidados para a conversa são Dalva Matsumoto, oncologista e paliativista, coordenadora da Assistência Domiciliária e da Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e diretora clínica do Hospital Premier, e Silvana Tótora, professora do Departamento de Política da PUCSP, onde é  docente nos  programas de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais e em Gerontologia e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP).

“História Real” relata, com beleza e delicadeza emocionantes, a viagem de um velho fazendeiro americano que parte em busca de seu irmão, com quem não fala há anos, mas porque soube que está doente, quer reencontrá-lo para que possam se reconciliar. 

Sobre a Sessão

Atividade permanente da Cinemateca desde 2009, a SESSÃO AVERROES é fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier e OBORÉ. As sessões acontecem na última terça-feira do mês, às 19h.

A exibição é seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. A atividade propõe-se a refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade.

Esta SESSÃO conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Destinada a profissionais e estudantes das áreas da saúde, comunicação e humanidades, e a todos os interessados em refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade, a Sessão Averroes de Cinema e Reflexão já atraiu mais quatro mil pessoas de cerca de 150 diferentes instituições, e contam com a participação do que há de mais destacado no mundo das artes, das ciências, do jornalismo, do cinema e da medicina em suas diversas mesas de reflexão.

O projeto reverencia a vida e a obra de Averroes - personagem islâmico ibérico que viveu em Al-Andalus (1126-1198) e que representou, no século XII, o ponto mais alto da cultura e da tolerância no ocidente. Reconhecido como um dos pais da Medicina, a figura de Averroes simboliza o viver com ética, a sede do saber, a razão como método científico, a tolerância com outras culturas e a bondade em relação ao ser humano. 

Confira análise sobre o filme

Assista ao trailer




Sessão AVERROES de Cinema e Reflexão

15 de OUTUBRO, terça-feira, 19h
Sala Petrobrás

Sessão de Cinema

História Real (The Straight Story), de David Lynch
(Estados Unidos, França, Inglaterra, 1999). Aventura, Drama. 112 min. Com Richard Farnsworth, Sissy Spacek e Everett McGill.
Exibição em DVD.

Entrada gratuita

Mesa de Reflexão

Dalva Yukie Matsumoto – Médica oncologista e paliativista, coordenadora da Assistência Domiciliária e da Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e diretora clínica do Hospital Premier.  

Silvana Tótora - Professora do Departamento de Política da PUCSP, onde é  docente nos  programas de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais e em Gerontologia e é pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP).


CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Telefone: (11) 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br

Mais informações:
www.grupomaissaude.com.br
www.obore.com
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online