Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Diretora da OBORÉ participa de conferência no V Congresso Internacional de Cuidados Paliativos
Texto: João Paulo Brito
  08/10/2013



Nesta sexta (11), a jornalista Ana Luisa Zaniboni Gomes, diretora da OBORÉ, participará de mesa redonda na 5ª edição do Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, que acontece de 9 a 12 de outubro em Porto de Galinhas (PE).

A conferência “Advocacy em Cuidados Paliativos”, prevista para as 16h30, irá abordar a mobilização nacional em torno do tratamento.

Participarão da conversa Marília Othero, terapeuta ocupacional, coordenadora do Comitê de Terapia Ocupacional da ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e membro da equipe de docentes do Instituto Paliar, e Carla Dórea Bartz, terapeuta ocupacional, coordenadora de comunicação da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

O moderador será o Dr. Henrique Parsons, diretor do SABER MAIS (Centro de Ensino e Pesquisa em Cuidados Paliativos do Grupo MAIS).

O Congresso

Considerado o mais importante encontro científico brasileiro nesta área de saúde, o Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, realizado pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), reúne especialistas de várias partes do mundo.

Com palestras internacionais da Inglaterra, Canadá, Lisboa e Argentina, a 5ª edição traz o tema “Cuidados Paliativos para Todos: Ampliando a Assistência e Construindo Redes”.

Além disso, fomenta o debate em duas frentes: “A universalização da assistência: sobre a necessidade de políticas públicas e o estabelecimento de critérios de qualidade desta assistência” e “a ampliação da assistência: durante muito tempo, Cuidados Paliativos estiveram relacionados à Oncologia.”

Desde o último congresso, realizado em outubro de 2010, em São Paulo, ocorreram significativas mudanças no cenário dos Cuidados Paliativos no Brasil: a Medicina Paliativa passou a ser Área de Atuação Médica, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB); os Cuidados Paliativos passaram a integrar o Código de Ética Médica; multiplicaram-se os serviços que oferecem assistência paliativa e, este ano, as primeiras residências começaram a ser oferecidas.

Para mais informações:

http://www.vcongressoancp.com/
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online