Sábado, 22 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Cinco Repórteres do Futuro participarão da cobertura da Conferência Global de Jornalismo Investigativo
Texto: João Paulo Brito
  03/10/2013



Cinco “Repórteres do Futuro” participarão da cobertura oficial da Conferência Global de Jornalismo Investigativo, que acontece de 12 a 15 de outubro na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ).

Os estudantes paulistas de jornalismo Rodrigo Gomes (Anhembi-Morumbi), Olívia Freitas (São Judas Tadeu), Cristiane Paião, Giulia Afiune e Ricardo Rossetto (os três da Cásper Líbero), se juntarão a uma equipe de 35 jovens jornalistas cariocas que, em agosto, fizeram um curso de treinamento para a cobertura do Congresso.

A programação dos quatro dias de evento está composta por cerca de 140 painéis e workshops, 240 palestrantes e mais de 210 horas de atividades, muitas das quais simultâneas.

Para cobrir o maior encontro do mundo sobre jornalismo investigativo, a equipe de coordenação, composta pelas professoras Natália Mazotte e Cristiane Costa, ambas da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), organizou o grupo em diferentes equipes – texto, multimídia, redes sociais e infografia – para diversificar os formatos das matérias produzidas.

Os estudantes trabalharão em turnos que os possibilitem também desfrutar das atividades do evento sem o compromisso de cobri-las.

Nas últimas quatro edições do Congresso, a cobertura oficial foi realizada exclusivamente por alunos que participaram dos cursos do Projeto Repórter do Futuro, promovido em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Em 2012, a coordenação da equipe que cobriu o 7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo ficou por conta do jornalista Milton Bellintani, atual coordenador pedagógico do módulo "Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter".

Treinamento para a cobertura

O curso oferecido aos 35 estudantes cariocas sobre técnicas de reportagem, jornalismo de dados, escrita para web, novas narrativas e jornalismo empreendedor foi promovido pela Abraji em parceria com a ECO/UFRJ e com o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.

Realizado durante os sábados de agosto, a programação contou com palestras dos jornalistas Rosental Calmon Alves (Knight Center/Universidade do Texas), Marcelo Moreira (Abraji), Thiago Prado (Veja), Marcelo Beraba (Estadão) e Gabriela Maffort (Stanford).

Como exercício prático, os alunos produziram conteúdos jornalísticos multimídia sobre os encontros e os publicaram no blog criado para o curso. O treinamento do grupo foi encerrado com um picnic.

Os estudantes de São Paulo não assistiram ao curso por já terem participado de ao menos um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro – nos quais realizam entrevistas coletivas, produzem matérias e as publicam em veículos com editor responsável -, e por terem feito parte da equipe que cobriu o Congresso em 2012.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online