30/09/2013
Nesta terça (1/10), os representantes das onze instituições promotoras do 35º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estarão reunidos às 10h na sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo para definir os trabalhos vencedores deste ano.
Jornalistas de todo o Brasil tiveram até 4 de agosto para inscrever suas matérias em nove categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet e Categoria Especial (todas as mídias) que, neste ano, teve como tema "Violências e agressões físicas e morais contra jornalistas e contra direito à informação".
A edição 2013 do Prêmio recebeu a inscrição de 443 trabalhos. A reunião do júri será transmitida ao vivo pelo Portal da Câmara: www.camara.sp.gov.br (clicar no link "auditórios online").
Considerado entre as mais significativas distinções jornalísticas do país, o Prêmio Vladimir Herzog reconhece, ano a ano, trabalhos que valorizam a Democracia, a Cidadania e os Direitos Humanos nas mais variadas mídias.
A solenidade de premiação acontecerá dia 22 de outubro (terça), às 19h30, no auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina.
Prêmio Especial Vladimir Herzog 2013
Desde 2009, a Comissão Organizadora indica um jornalista para ser agraciado com o Prêmio Especial pelos relevantes serviços prestados à causa da Democracia, da Paz, da Justiça e contra a Guerra. A iniciativa das instituições promotoras retoma proposta original do Prêmio, concebido em 1978, que previa tal homenagem a personalidades ou jornalistas que jamais inscreveriam seus trabalhos em qualquer tipo de concurso.
Neste ano, receberão as homenagens outros três grandes nomes da imprensa brasileira: Perseu Abramo (criador do Prêmio, in memoriam), Marco Antônio Tavares Coelho e Raimundo Pereira.
Já foram homenageados Lourenço Diaféria (in memoriam), David de Moraes, Audálio Dantas, Elifas Andreato, Alberto Dines e Lúcio Flavio Pinto.
Organização, patrocínio e apoios
A 35ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovida e organizada por 11 instituições: Associação Brasileira de Imprensa – Representação em São Paulo – ABI/SP; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo; Instituto Vladimir Herzog; Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo – OAB/SP, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
Contando com o apoio institucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da Câmara Municipal de São Paulo, a edição deste ano tem o patrocínio da Petrobras, Banco do Brasil e Souza Cruz.
SERVIÇO
35º PRÊMIO JORNALÍSTICO VLADIMIR HERZOG DE ANISTIA E DIREITOS HUMANOS
Reunião do Júri de premiação
1 de outubro, terça-feira, das 10 às 14h
Câmara Municipal de S. Paulo / Oscar Pedroso Horta
Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista
Sessão pública com transmissão ao vivo
Solenidade de premiação
22 de outubro, terça-feira, 19h30
Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda
|