Normas aplicáveis à polícia no uso da força será tema de palestra e coletiva de imprensa neste sábado (28); assista agora online Texto: João Paulo Brito | Foto: Nivaldo Silva
25/09/2013
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo será tema do encontro deste sábado (28) do 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, do Projeto Repórter do Futuro.
Para conceder palestra e coletiva de imprensa aos 20 estudantes do módulo, André Vianna, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo, estará presente às 09h, no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ.
Consultor do CICV para o Programa para Forças Policiais e de Segurança, o ex-coronel irá expor parâmetros que possibilitem o entendimento do que seria o ideal de conduta da PM em situações do uso da força e compará-los com a realidade. Haverá transmissão online pelos sites Oboré e Repórter do Futuro.
Coordenação Pedagógica
Excepcionalmente neste sábado, o jornalista João Paulo Charleaux, coordenador pedagógico do curso “Jornalismo em Situações de Conflito Armado”, não participará do encontro.
A direção ficará por conta de Milton Bellintani, jornalista, diretor-executivo da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e atual coordenador do módulo do Repórter do Futuro "Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter", que, em 2014, irá para sua 7ª edição.
Bellintani possui mais de 25 anos de experiência no jornalismo, com passagens por revistas da Editora Abril, e jornal Folha de S.Paulo, entre outros.
Atualmente é professor de Jornalismo Cultural no curso de especialização da Cogeae/PUC-SP e Ombudsman da revista-laboratório “Contraponto”, do curso de graduação em jornalismo da PUC-SP.
O 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é organizado pelo CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha, OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Conta com o apoio/patrocínio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Memorial da América Latina, Câmara Municipal de São Paulo, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos/Nivaldo Silva, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, Fora do Eixo/#posTV, KBR TEC Soluções Online e Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Também emprestam seu prestígio a esta iniciativa: revistas Samuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Chaparro.