Sexta-feira, 28 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  No Repórter do Futuro, oficial do Exército fala sobre a relação com a imprensa em missões de paz; assista agora online
Texto: João Paulo Brito | Fotos: José Mateus Ribeiro (arquivo pessoal)
  19/09/2013





O 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, do Projeto Repórter do Futuro, promove encontro com oficial do Exército Brasileiro sobre a relação dos militares com a imprensa em missões de paz.

Palestra e entrevista coletiva com o coronel José Mateus Teixeira Ribeiro, do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), acontece às 9h no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ. Haverá transmissão online pelos sites OBORÉ e Repórter do Futuro.

Cel. Mateus foi porta-voz do segundo batalhão enviado pelo Brasil ao Haiti, a pedido da ONU, para atuar na ajuda humanitária após o terremoto de janeiro de 2010. Os 769 soldados somaram-se ao primeiro batalhão de mil homens que o Brasil já possuía na Minustah – missão de paz no Haiti – desde 2004. Aqui:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/04/brasil-retira-do-haiti-tropa-enviada-para-ajuda-humanitaria-pos-terremoto.html

Além da Minustah, atualmente o Exército Brasileiro participa de outras cinco missões de paz: Marminas (Equador/Peru); Grupo de Monitores Interamericanos (Colômbia); Unficyp (Chipre); Unmil (Libéria); Unoci (Costa do Marfim). Aqui:
http://www.eb.mil.br/missoes-atuais

O Brasil participa dessas operações desde 1947, quando observadores militares brasileiros foram enviados aos Balcãs. Nas décadas de 1950 e 1960, o país integrou forças internacionais de paz sob a égide da ONU no Oriente Médio, e da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Caribe. Entre 1957 e 1967, o Batalhão de Suez participou da 1ª Força de Emergência das Nações Unidas (Unef 1), com a finalidade de  evitar conflitos entre forças egípcias e israelenses. Durante os dez anos em Suez, o Brasil enviou cerca de 6,3 mil homens, exercendo o comando operacional da missão entre janeiro de 1965 e de 1966.

Nas décadas seguintes, o País esteve presente em várias ações nas Américas, na Ásia e na África. Em 1994, uma companhia auxiliou a manutenção da paz em Moçambique. Em setembro de 1995, o Exército brasileiro enviou para Angola mais de mil homens (um batalhão, uma companhia de engenharia e um posto de saúde).

Leia Também:

No Repórter do Futuro, consultor jurídico do CICV fala sobre as leis que regulam os conflitos armados

Anunciados os 20 selecionados para o 12º "Jornalismo em Situações de Conflito Armado"

Encontro de Seleção para o 12º "Jornalismo em Conflito Armado" lota Sindicato dos Jornalistas

Sobre o curso

O 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é organizado pelo CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha, OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Conta com o apoio/patrocínio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Memorial da América Latina, Câmara Municipal de São Paulo, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos/Nivaldo Silva, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, Fora do Eixo/#posTV, KBR TEC Soluções Online e Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Também emprestam seu prestígio a esta iniciativa: revistas Samuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Chaparro.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online