Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  No Repórter do Futuro, consultor jurídico do CICV fala sobre as leis que regulam conflitos armados
Texto: João Paulo Brito | Fotos: Nivaldo Silva
  14/09/2013


Aconteceu, neste sábado (14), no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ, o primeiro encontro do 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, do Projeto Repórter do Futuro.

Para falar sobre o direito aplicável nos conflitos armados, esteve presente Tarciso Dal Maso Jardim, assessor legislativo do Senado Federal para Defesa e Relações Exteriores e consultor jurídico do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

“O desenvolvimento na área humanitária é uma construção histórica, animada por fatos, em geral, transcorridos, portanto, não é um produto meramente acadêmico e contemporâneo”, afirmou Jardim.

Ele explica que o Direito Internacional Humanitário (DIH) tem como principal função garantir a proteção a pessoas (civis, combatentes feridos e prisioneiros de guerra) e bens civis, além de regular o uso de determinados meios e métodos que causam sofrimento desnecessário e não sejam capazes de atingirem os objetivos militares.

“A principal proteção é para o civil, mas se ele se envolve [militarmente] no combate perde a proteção. Isto também serve para os jornalistas”, ressaltou o consultor jurídico, também deixando claro que o jornalista, enquanto civil, sequer pode ser detido por estar produzindo uma reportagem.

Jardim também esclareceu que a regulação dos limites do uso da força pelo DIH nos períodos de guerra, não exclui os Direitos Humanos, que sofre apenas a suspenção de alguns de seus aspectos.

“Se o país está em paz e tortura-se um prisioneiro de guerra, isso é considerado um crime de guerra; se o país está em guerra e um policial tortura um manifestante, durante um protesto pacífico, o ato é considerado uma violação aos direitos humanos”, exemplificou.

Por fim, o assessor legislativo ressaltou que conflitos internos não são estáticos e, logo, podem ser internacionalizados, como vem acontecendo no caso da Síria.

Abaixo, a íntegra do primeiro encontro do 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência.

Programação

No próximo sábado (21), às 9h, o Cel. José Mateus Teixeira Ribeiro, oficial do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), concederá palestra e coletiva de imprensa sobre a relação do Exército Brasileiro com a imprensa em missões de paz.

Leia Também:

Anunciados os 20 selecionados para o 12º "Jornalismo em Situações de Conflito Armado"

Encontro de Seleção para o 12º "Jornalismo em Conflito Armado" lota Sindicato dos Jornalistas

Sobre o curso

O 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é organizado pelo CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha, OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Conta com o apoio/patrocínio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Memorial da América Latina, Câmara Municipal de São Paulo, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos/Nivaldo Silva, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, Fora do Eixo/#posTV, KBR TEC Soluções Online e Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Também emprestam seu prestígio a esta iniciativa: revistas Samuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Chaparro.

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online