Anunciados os 20 selecionados para 12º “Jornalismo em Situações de Conflito Armado” Texto: João Paulo Brito | Fotos: Nivaldo Silva
06/09/2013
A Banca Examinadora do 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, composta por representantes do CICV – Comitê Internacional da Cruz Vermelha, ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, OBORÉ e Coordenação Pedagógica, anuncia o nome dos 20 estudantes selecionados para o módulo do Projeto Repórter do Futuro, que se realiza nos meses de setembro e outubro no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ.
Foram 116 candidatos que participaram do teste de seleção realizado sábado, 31 de agosto, no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas. Na ocasião, Felipe Donoso, chefe da Delegação Regional do CICV, ministrou palestra sobre Direito Internacional Humanitário (DIH) e a atuação do Comitê em mais 80 países.
Dez faculdades estão representadas nesta seleção: Cásper Líbero; ECA/USP; IRI/USP; PUC-SP; Anhembi-Morumbi; Metodista; Mackenzie; São Judas; Positivo (Curitiba); Veiga de Almeida (São João do Meriti).
A maior parte dos selecionados que participarão da 12ª edição do módulo é da capital paulista (75%), os demais vêm de Jundiaí, Diadema, São Bernardo do Campo, São João do Meriti (RJ) e Curitiba (PR).
Apenas três dos estudantes, graduandos em Relações Internacionais, não cursam Jornalismo. A maior parte são mulheres (70%) e apenas um terço tem mais de 22 anos.
Confira a lista dos selecionados:
Ana Carolina Neira - Cásper Líbero
Barbara Cyrillo Blum - Cásper Líbero
Bruna Ferreira de Souza - Mackenzie
Deborah Caroline Rezaghi Tomaz - Cásper Líbero
Fernanda C. R. Balbino Ferreira - IRI/USP
Gemma Patrizia Macellaro - Anhembi Morumbi
Guilherme Almeida Santos - PUC-SP
João Fernando Finazzi - PUC-SP
Jonas Kulakauskas Sá Freitas - IRI/USP
Leonardo Tavares Ali - Veiga de Almeida
Lis Claudia Ferreira - Positivo
Mariane Roccelo Bonvicini - ECA/USP
Mateus Marcel Netzel - ECA/USP
Milena Buarque Lopes Bandeira - Mackenzie
Natacha Kawanishi Mazzaro - PUC-SP
Natália Miguel Blanco - Metodista
Pricilla Kesley Honorato - ECA/USP
Renan Cavalcante Eugenio - São Judas Tadeu
Sara Abdo Rezende - PUC-SP
Thaisa Moura Barcelo - Mackenzie
Observadores
Além dos estudantes, 18 profissionais, já diplomados, participaram do teste de seleção para serem candidatos a observadores - acompanham os encontros, mas não interagem nas conferências e coletivas de imprensa. Nesta edição do módulo, apenas uma vaga para esta categoria foi aberta. A selecionada foi:
Julia Ribeiro Simões Cavalcanti Thomaz
Início
Dia 14, às 9h, o curso se inicia com palestra e coletiva de imprensa de Tarciso Dal Maso Jardim, assessor legislativo do Senado Federal e consultor jurídico do CICV de 1999 a 2003, que abordará o direito aplicável nos conflitos armados.
As aulas acontecerão aos sábados, das 8h30 às 13 horas, no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ (rua Rego Freitas, 454, 8º andar – Vila Buarque), nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 5 e 19 de outubro. Os estudantes receberão certificados que poderão ser computados pelas faculdades como horas de atividades complementares.
O 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é organizado pelo CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha, OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Conta com o apoio/patrocínio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Memorial da América Latina, Câmara Municipal de São Paulo, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos/Nivaldo Silva, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, Fora do Eixo/#posTV, KBR TEC Soluções Online e Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Também emprestam seu prestígio a esta iniciativa: revistas Samuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Chaparro.