Sábado, 22 de Janeiro de 2022 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Encontro de Seleção para o 12º Jornalismo em Conflito Armado acontece neste sábado (31)
Texto: João Paulo Brito | Fotos: Nivaldo Silva
  27/08/2013



Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, João Paulo Charleaux, Coordenador Pedagógico, e Felipe Donoso, chefe da delegação regional do CICV, no encerramento da 11ª edição do curso, em 2012.

Neste sábado (31), das 9h às 12h, acontece o Encontro de Confraternização e Seleção dos candidatos ao 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Rua Rego Freitas, 430, sobreloja – Vila Buarque, São Paulo, SP).

As inscrições estiveram abertas de 21 de junho a 15 de agosto. Neste período, 869 pessoas candidataram-se ao curso, sendo 725 estudantes universitários e 144 profissionais com formação superior.

Os inscritos participarão de Aula Magna com Felipe Donoso, chefe da delegação regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para a Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, sobre a atuação humanitária do Comitê em diferentes países como Iraque, Darfur e Colômbia e realizarão um teste de seleção que visa avaliar o perfil dos interessados e identificar quais poderão ter melhor aproveitamento do módulo.

Os testes serão avaliados por uma Banca Examinadora, composta pelo CICV, ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), SINPRO-SP (Sindicato dos Professores de São Paulo), OBORÉ e a Coordenação Pedagógica do curso, e vinte estudantes serão selecionados para o módulo, de 24 horas, que integra o Projeto Repórter do Futuro e será realizado nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 5 e 19 de outubro, com aulas sempre aos sábados, das 09h às 13h.

Promovido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que neste ano comemora 150 anos de ações humanitárias em mais de 80 países, o objetivo do módulo é abordar aspectos do Direito Internacional Humanitário (DIH) ou Direito Internacional dos Conflitos Armados, úteis para o trabalho da imprensa, além de discutir questões éticas, técnicas e jurídicas ligadas ao trabalho do jornalista em missão profissional perigosa.

Confira a Aula Magna de Felipe Donoso na 11ª edição do curso, em 2012

Programação

31 de agosto – 09h
Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
(Rua Rego Freitas, 530 – sobreloja)
Encontro de Confraternização e Seleção
Felipe Donoso, chefe da delegação regional do CICV para a Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai

14 de setembro – 09h
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Tarcísio Dal Maso Jardim, assessor legislativo do Senado Federal e consultor jurídico do CICV de 1999 a 2003

21 de setembro – 09h
A relação com a imprensa em missões de paz
Cel. José Mateus Teixeira Ribeiro, oficial do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx)

28 de setembro – 09h
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
André Vianna, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo

5 de outubro – 09h
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência
Juca Varella, repórter fotográfico do jornal Folha de S.Paulo
Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal Folha de S.Paulo

19 de outubro – 09h
Encontro de avaliação e entrega de certificados
Felipe Donoso, chefe da delegação regional do CICV


Sobre o curso

12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é organizado pelo
CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha, OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Conta com o apoio/patrocínio do
SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Memorial da América Latina, Câmara Municipal de São Paulo, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos/Nivaldo Silva, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, Fora do Eixo/#posTV, KBR TEC Soluções Online e Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Também emprestam seu prestígio a esta iniciativa: revistas Samuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Chaparro.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online