16/08/2013
Estão encerradas as inscrições para o 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, promovido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), OBORÉ e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Os estudantes universitários que inscreveram-se no período de 21 de junho a 15 de agosto devem comparecer ao Encontro de Confraternização e Seleção no dia 31 de agosto (sábado), às 9h, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Rua Rego Freitas, 430, sobreloja – Vila Buarque, São Paulo-SP).
Neste encontro, os candidatos participarão de Aula Magna com Felipe Donoso, chefe da delegação regional do CICV para a Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, sobre a atuação humanitária do Comitê em diferentes países como Iraque, Darfur e Colômbia e realizarão um teste de seleção que visa avaliar o perfil dos interessados e identificar quais poderão ter melhor aproveitamento do módulo.
O curso (de 20 horas), que integra o Projeto Repórter do Futuro, será realizado nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 5 e 19 de outubro, com aulas sempre aos sábados, das 09h às 13h.
Promovido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que neste ano comemora 150 anos de ações humanitárias em mais de 80 países, o objetivo do módulo é abordar aspectos do Direito Internacional Humanitário ou Direito Internacional dos Conflitos Armados, úteis para o trabalho da imprensa, além de discutir questões éticas, técnicas e jurídicas ligadas ao trabalho do jornalista em missão profissional perigosa.
Coordenação pedagógica
Por doze anos consecutivos o curso tem como coordenador pedagógico o jornalista João Paulo Charleaux, que trabalha atualmente como coordenador de Comunicação da Conectas Direitos Humanos.
Iniciou sua carreira na OBORÉ, onde trabalhou por oito anos, desenvolvendo dez dos quinze programas de rádio que compõem o portfólio da empresa, entre eles, a Voz da Contag, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura.
De novembro de 2012 a março de 2013, fui consultor de Comunicação da Avaaz para a América Latina.
Trabalhou para os dois principais jornais de São Paulo. Ainda é colaborador esporádico do jornal Folha de S. Paulo nas áreas de política internacional e cultura. N’O Estado de S. Paulo, foi editor assistente de Internacional de 2008 a 2011.
Publicou dezenas de reportagens especiais e entrevistas no site de notícias internacionais Opera Mundi e manteve durante anos uma coluna mensal sobre Direito Internacional Humanitário e temas de política externa no site jurídico Última Instância, ambos hospedados no portal UOL.
Foi porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai (2001-2008). Foi convidado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Centro de Preparação para Missões de Paz (CiopPaz), no Rio de Janeiro, para dar palestras em seu Curso de Preparação para Jornalista em Áreas de Conflito (2007-2008). Participa anualmente dos congressos da Abraji debatendo temas relativos à proteção dos jornalistas em cobertura de situações de violência. A partir destas experiências, desenvolveu um trabalho persistente de inserir temas do Direito Internacional Humanitário (DIH) no jornalismo brasileiro.
Nos últimos anos, Charleaux colaborou com revistas brasileiras como Carta Capital e o Le Monde Diplomatique, além de veículos estrangeiros, como a Rádio Popular de Milão, a agência radiofônica Interworld Radio de Londres (Panos London), a Radio Nederland, a Agencia Poonal de Berlim e a Rádio França Internacional, onde foi correspondente no Chile.
Programação
31 de agosto – 09h
Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
(Rua Rego Freitas, 530 – sobreloja)
Encontro de Confraternização e Seleção
Felipe Donoso, chefe da delegação regional do CICV para a Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai
14 de setembro – 09h
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Gabriel Valladares, assessor Jurídico do CICV
21 de setembro – 09h
A relação com a imprensa em missões de paz
Oficial do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx)
28 de setembro – 09h
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
André Vianna, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo
5 de outubro – 09h
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência
Juca Varella, repórter fotográfico do jornal Folha de S.Paulo
Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal Folha de S.Paulo
19 de outubro – 09h
Encontro de avaliação e entrega de certificados
Felipe Donoso, chefe da delegação regional do CICV
Sobre o curso
12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, módulo do Projeto Repórter do Futuro, é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes, Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Conta com o apoio/patrocínio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, NH Photos/Nivaldo Silva, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Também emprestam seu prestígio a esta iniciativa: revistas Samuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade”, do Prof. Chaparro. |