Domingo, 25 de Fevereiro de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Em julho, Sessão Averroes reflete sobre a população idosa na sociedade

  16/07/2013


A SESSÃO AVERROES de julho, que acontece no dia 30 (terça-feira), às 19h, na Cinemateca Brasileira, irá discutir como a sociedade lida com sua população idosa a partir da exibição da comédia "Late Bloomers - O amor não tem fim", de Julie Gavras, que fala sobre o processo e o impacto do envelhecimento na vida de um casal.

No filme, Adam e Mary, casados há mais de 30 anos, passam a viver as dificuldades do envelhecimento e do relacionamento desgastado. Adam, antes um bem-sucedido arquiteto, vê sua carreira e sua situação financeira decair, enquanto Mary enfrenta problemas de memória, o que pode ser um indício de demência. Lentamente, começam a se afastar, até a separação parecer inevitável.

A Mesa de Reflexão, que ocorre depois do filme, reunirá o arquiteto e professor Ciro Pirondi, diretor e fundador da Escola da Cidade e ex-presidente do IAB (Instituto dos Arquitetos o Brasil), e o jornalista Guilherme Alpendre, diretor-executivo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e ex-redator, pauteiro e coordenador nas rádios Jovem Pan, Bandeirantes e BandNews FM de São Paulo.

O mediador da conversa será o médico David Braga Jr., ex-secretário de Saúde e diretor de Planejamento e Gestão dos municípios de Campinas e Indaiatuba (SP), gerente médico da Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas e conselheiro consultivo do Grupo MAIS, por onde coordenou o ciclo “Idosos do Brasil: estado da arte e desafios” realizado em 2011/2012 em parceria com o Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP.

Faça parte do grupo "Sessão Averroes" no Facebook

Atividade permanente da Cinemateca desde 2009, a SESSÃO AVERROES é fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier e OBORÉ, e  apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá,  Instituto Paliar e Academia Nacional de Cuidados Paliativos. 

As exibições, gratuitas, acontecem sempre na última terça-feira de cada mês, às 19h00, e são seguidas de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento.

Destinada a profissionais e estudantes das áreas da saúde, comunicação e humanidades, e a todos os interessados em refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade, a Sessão  Averroes de Cinema e Reflexão já atraiu mais quatro mil pessoas de cerca de 150 diferentes instituições, e contam com a participação do que há de mais destacado no mundo das artes, das ciências, do jornalismo, do cinema e da medicina em suas diversas mesas de reflexão.

O projeto reverencia a vida e a obra de Averroes  - personagem islâmico ibérico que viveu em Al-Andalus (1126-1198) e que representou, no século XII, o ponto mais alto da cultura e da tolerância no ocidente. Reconhecido como um dos pais da Medicina, a figura de Averroes simboliza o viver com ética, a sede do saber, a razão como método científico, a tolerância com outras culturas e a bondade em relação ao ser humano. 

Confira análises do filme:

Crítica do Portal Cineclick

Julie Gavras aborda velhice com delicadeza e humor em "O Amor Não Tem Fim"

Com Isabella Rossellini e William Hurtm "Late Bloomers - O Amor Não Tem Fim" trata do envelhecimento com graça

Assista ao trailer:


SESSÃO AVERROES DE CINEMA E REFLEXÃO

Sessão de Cinema

Late Bloomers – O Amor Não Tem Fim, de Julie Gavras

(França, Bélgica, Reino Unido, 2010). 95 min. Comédia. Com Isabella Rossellini, William Hurt e Joanna Lumley. Exibição em 35mm.

Classificação indicativa: 12 anos.

Entrada gratuita.


Mesa de Reflexão

Convidados

Ciro Pirondi

Arquiteto, professor. Foi presidente do IAB – Instituto dos Arquitetos o Brasil

Um dos idealizadores, nos anos 1990, da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura que tem por objetivo estabelecer o compromisso de pensar novas formas para a cidade de SP, formar arquitetos íntegros em sua profissão, mas, acima de tudo, formar cidadãos.

Guilherme Alpendre

Diretor-executivo da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo investigativo. Formado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), cursou história do jornalismo na Espanha e história da Espanha na Universidade Carlos III de Madrid. Foi editor dos projetos Deu no Jornal e Excelências, ambos da Transparência Brasil. Redator, pauteiro e coordenador nas rádios Jovem Pan, Bandeirantes e BandNews FM de São Paulo.

Mediador

David Braga Jr - médico especializado em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP; ex Secretário de Saúde e Diretor de Planejamento e Gestão dos Municípios de Campinas e Indaiatuba (SP); Gerente Médico da Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas e Conselheiro Consultivo do Grupo MAIS, por onde coordenou o ciclo “Idosos do Brasil: estado da arte e desafios” realizado em 2011/2012 em parceria com o Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP. 


CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207

próximo ao Metrô Vila Mariana

Telefone: (11) 3512-6111 (ramal 215)

www.cinemateca.gov.br

Mais informações:

www.obore.com

www.grupomaissaude.com.br

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online