Em julho, Sessão Averroes reflete sobre a população idosa na sociedade
16/07/2013
A SESSÃO AVERROES de julho, que acontece no dia 30 (terça-feira), às 19h, na Cinemateca Brasileira, irá discutir como a sociedade lida com sua população idosa a partir da exibição da comédia "Late Bloomers - O amor não tem fim", de Julie Gavras, que fala sobre o processo e o impacto do envelhecimento na vida de um casal.
No filme, Adam e Mary, casados há mais de 30 anos, passam a viver as dificuldades do envelhecimento e do relacionamento desgastado. Adam, antes um bem-sucedido arquiteto, vê sua carreira e sua situação financeira decair, enquanto Mary enfrenta problemas de memória, o que pode ser um indício de demência. Lentamente, começam a se afastar, até a separação parecer inevitável.
A Mesa de Reflexão, que ocorre depois do filme, reunirá o arquiteto e professor Ciro Pirondi, diretor e fundador da Escola da Cidade e ex-presidente do IAB (Instituto dos Arquitetos o Brasil), e o jornalista Guilherme Alpendre, diretor-executivo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e ex-redator, pauteiro e coordenador nas rádios Jovem Pan, Bandeirantes e BandNews FM de São Paulo.
O mediador da conversa será o médico David Braga Jr., ex-secretário de Saúde e diretor de Planejamento e Gestão dos municípios de Campinas e Indaiatuba (SP), gerente médico da Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas e conselheiro consultivo do Grupo MAIS, por onde coordenou o ciclo “Idosos do Brasil: estado da arte e desafios” realizado em 2011/2012 em parceria com o Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP.
Atividade permanente da Cinemateca desde 2009, a SESSÃO AVERROES é fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier e OBORÉ, e apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, Instituto Paliar e Academia Nacional de Cuidados Paliativos.
As exibições, gratuitas, acontecem sempre na última terça-feira de cada mês, às 19h00, e são seguidas de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento.
Destinada a profissionais e estudantes das áreas da saúde, comunicação e humanidades, e a todos os interessados em refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade, a Sessão Averroes de Cinema e Reflexão já atraiu mais quatro mil pessoas de cerca de 150 diferentes instituições, e contam com a participação do que há de mais destacado no mundo das artes, das ciências, do jornalismo, do cinema e da medicina em suas diversas mesas de reflexão.
O projeto reverencia a vida e a obra de Averroes - personagem islâmico ibérico que viveu em Al-Andalus (1126-1198) e que representou, no século XII, o ponto mais alto da cultura e da tolerância no ocidente. Reconhecido como um dos pais da Medicina, a figura de Averroes simboliza o viver com ética, a sede do saber, a razão como método científico, a tolerância com outras culturas e a bondade em relação ao ser humano.
Late Bloomers – O Amor Não Tem Fim, de Julie Gavras
(França, Bélgica, Reino Unido, 2010). 95 min. Comédia. Com Isabella Rossellini, William Hurt e Joanna Lumley. Exibição em 35mm.
Classificação indicativa: 12 anos.
Entrada gratuita.
Mesa de Reflexão
Convidados
Ciro Pirondi
Arquiteto, professor. Foi presidente do IAB – Instituto dos Arquitetos o Brasil
Um dos idealizadores, nos anos 1990, da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura que tem por objetivo estabelecer o compromisso de pensar novas formas para a cidade de SP, formar arquitetos íntegros em sua profissão, mas, acima de tudo, formar cidadãos.
Guilherme Alpendre
Diretor-executivo da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo investigativo. Formado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), cursou história do jornalismo na Espanha e história da Espanha na Universidade Carlos III de Madrid. Foi editor dos projetos Deu no Jornal e Excelências, ambos da Transparência Brasil. Redator, pauteiro e coordenador nas rádios Jovem Pan, Bandeirantes e BandNews FM de São Paulo.
Mediador
David Braga Jr - médico especializado em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP; ex Secretário de Saúde e Diretor de Planejamento e Gestão dos Municípios de Campinas e Indaiatuba (SP); Gerente Médico da Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas e Conselheiro Consultivo do Grupo MAIS, por onde coordenou o ciclo “Idosos do Brasil: estado da arte e desafios” realizado em 2011/2012 em parceria com o Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP.