|
05/07/2013
A violência marcou os protestos que se espalharam pelo Brasil nas últimas semanas. Cenas de abusos, prisões arbitrárias e agressões contra jornalistas se multiplicaram nos meios de comunicação e nas redes sociais, evidenciando a importância de discutir, de maneira urgente, a aplicação de normas de Direitos Humanos pela PM e os aspectos técnicos e legais que regulam a atuação da tropa de choque em situações de distúrbio.
Esse é o objetivo da segunda edição da Roda de Conversa “Reportagem nas Manifestações de São Paulo”, que promoverá, na próxima quarta-feira (10), um encontro entre jornalistas e o coronel Erich Meier Júnior, da Polícia Militar do Distrito Federal. O encontro acontece às 10h no Centro de Imprensa/Redação-Escola da OBORÉ (Rua Rego Freitas, 454 - conj. 83).
Assista a transmissão online aqui.
Meier foi membro da polícia da ONU na Bósnia entre 1995 e 1996. Mais tarde, entre 1999 e 2003, foi responsável pelo projeto conjunto entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) que visava integrar os Direitos Humanos à rotina das polícias militares no Brasil.
A série de encontros promovidos pela Conectas Direitos Humanos, OBORÉ, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Observatório da Imprensa tem por objetivo discutir aspectos relevantes para a cobertura jornalística dos protestos que vêm acontecendo em todo o país.
A primeira Roda de Conversa, realizada no dia 2, terça-feira, que abordou a cobertura jornalística das manifestações de junho, reuniu João Paulo Charelaux (Conectas/Repórter do Futuro/La Tercera), João Wainer (TV Folha), Bruno Torturra (NINJA), Thiago Herdy (O Globo/Abraji), Piero Locatelli (Carta Capital) e 38 comunicadores, entre estudantes de jornalismo, professores universitários e outros jornalistas profissionais, como Aldo Quiroga (TV Cultura/PUC-SP), Mauro Malin (Observatório da Imprensa), Milton Bellintani (Escola do Parlamento da CMSP/Núcleo de Preservação da Memória Política/Repórter do Futuro), Sergio Gomes (OBORÉ) e Guilherme Alpendre e Marina Atoji (ambos da Abraji).
É possível assistir a todo o debate neste link: http://www.ustream.tv/recorded/35257997
Somente áudio, aqui: https://dl.dropboxusercontent.com/u/95227618/reportagememmanifestacoes.mp3
Leia também:
Em Roda de Conversa, repórteres se reúnem para discutir a cobertura das manifestações em São Paulo
|
|